Carrefour (CRFB3) lucra R$ 550 milhões no 4º trimestre, baixa anual de 28,2%; empresa pagará R$ 153 milhões em proventos

Varejista divulgou seus resultados nesta noite de segunda-feira (13)

Felipe Moreira

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O Carrefour Brasil (CRFB3) reportou lucro líquido ajustado de R$ 550 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), montante 28,2% inferior ao reportado no mesmo intervalo de 2021, informou a companhia nesta segunda-feira (13). O consenso Refinitiv apontava para lucro líquido de R$ 535,6 milhões no quarto trimestre.

Segundo o varejista, o lucro foi pressionado pelos custos das conversões de lojas adquiridas do BIG e das maiores despesas financeiras, enquanto as vendas líquidas avançaram 36,3%.

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado totalizou R$ 1,972 bilhão no 4T22, um crescimento de 12,4% em relação ao 4T21, ligeiramente acima dos R$ 1,9 bilhão projetados pelo consenso Refinitiv.

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A receita líquida somou R$ 28,158 bilhões no quarto trimestre deste ano, crescimento de 36,3% na comparação com igual etapa de 2021, abaixo do consenso Refinitiv, que previa R$ 30,3 bilhões.

A margem Ebitda (Ebitda sobre receita) ajustada atingiu 7% entre outubro e dezembro, baixa de 1,5 ponto percentual (p.p.) frente a margem registrada em 4T21.

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O volume bruto negociado (GMV, na sigla em inglês) total ultrapassou R$ 2,0 bilhões no trimestre, mais de 2 vezes em relação ao 4T21, impulsionado pela duplicação do segmento de alimentos e pela aquisição do Grupo BIG.

O custo líquido da dívida (incluindo recebíveis descontados) totalizou R$ 481 milhões no 4T22, R$ 313 milhões acima do ano anterior, mas praticamente em linha no trimestre, devido ao aumento do nível de endividamento da empresa e maiores taxas de juros no Brasil. O resultado financeiro líquido piorou quase 200% no quarto trimestre na base anual, para perda de R$ 790 milhões.

O lucro bruto atingiu a cifra de R$ 6,133 bilhões no quarto trimestre de 2022, um aumento de 43,4% na comparação com igual etapa de 2021. A margem bruta foi de 21,7% no 4T22, alta de 1,1 p.p. frente a margem do 4T21.

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As despesas com vendas, gerais e administrativas totalizaram somaram R$ 4,152 bilhões no 4T22, um crescimento de 64,9% em relação ao mesmo período de 2021, refletindo o aumento esperado nas despesas relacionadas à integração do Grupo BIG e aceleração das conversões de lojas.

Dívida e investimentos

Em 31 de dezembro de 2022, a dívida líquida da companhia era de R$ 12,740 bilhões, um crescimento de 184% na comparação com a mesma etapa de 2021.

O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 1,92 vez em dezembro/22, alta de 1,13 vezes em relação ao mesmo período de 2021.

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O Capex total foi impulsionado pelo capex de expansão que foi de R$ 1,4 bilhão no 4T22, R$ 691 milhões acima do 4T22, principalmente pela expansão da conversão de lojas do Grupo BIG (R$ 829 milhões no 4T22) em linha com o plano acelerado.

O Conselho de Administração do Carrefour também aprovou a distribuição de proventos no valor de R$ 153 milhões de forma que,  somados aos proventos já distribuídos em relação ao exercício de 2022, seja atingida a distribuição de valor equivalente a 45% do lucro líquido ajustado da companhia.