Brasileiro pode esperar inflação menor a partir de setembro deste ano

Inflação acumulada em 12 meses deve atingir pico em agosto, passando a desacelerar no mês seguinte, prevê BC

•

Publicidade

SÃO PAULO – O brasileiro pode esperar inflação menor a partir de setembro deste ano. A informação é do presidente do BC (Banco Central), Alexandre Tombini, que participou do programa Bom Dia Ministro nesta quinta-feira (4).

De acordo com ele, em agosto, a inflação acumulada em 12 meses deve atingir o pico, passando a desacelerar no mês seguinte, sobretudo no último trimestre, e ficando cerca de 2 pontos percentuais menor até abril do próximo ano.

Aperto monetário
Entre os fatores que contribuem para a expectativa positiva de desaceleração no aumento dos preços, Tombini aponta as últimas medidas tomadas pelo BC, como o aumento da taxa de juro e o encarecimento do crédito.

Perguntado sobre novos aumentos na taxa Selic, o presidente do BC disse não poder antecipar decisões, mas aponta para um futuro de juros baixos.

“O que foi feito já está funcionando. Não antecipamos decisões (…) O emprego está bom, a economia está crescendo e ao longo do tempo será possível termos crescimento com juros mais baixos”.