Brasil é um dos responsáveis por crescimento nas vendas do Casino no trimestre

GPA teve crescimento orgânico de 12,8% nas vendas brutas totais; O Assaí, 25,5%

Paula Zogbi

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SÃO PAULO – O grupo varejista francês Casino divulgou nesta quinta-feira (18) os resultados do terceiro trimestre de 2018. Além da França, onde as vendas cresceram 2%, a empresa credita o crescimento principalmente aos mercados latino-americanos.

O GPA, controlado pelo grupo, teve crescimento orgânico de 12,8% nas vendas brutas totais. Enquanto isso, o “atacarejo” Assaí, modelo de destaque em meio à crise graças aos preços mais baixos, teve alta de 25,5% na mesma métrica, e o Multivarejo, de 6,1% no conceito ‘mesmas lojas’.

Dentro do conceito de Multivarejo, do qual fazem parte as bandeiras Extra e Pão de Açúcar, a empresa destaca “recuperação intensa desde março”, graças a estratégias focadas em “promoções e eventos comerciais”, como as ações onde consumidores trocam compras por produtos domésticos, como facas e panelas (leia mais aqui).

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Este é um momento de preocupação com o Casino. Endividado, o grupo tem meta de vender 1,5 bilhão de euros em ativos até o começo de 2019. Até agora, foi atingido metade deste objetivo.

Entre os ativos que devem ser vendidos está a rede Via Varejo, dona das Casas Bahia e do Pontofrio. A empresa disse hoje que não há novidades quanto às negociações para esta venda, e o mercado espera que ela só seja fechada quando houver um parceiro estratégico.

Globalmente, o valor das vendas chegou a 4,8 bilhões de euros no período analisado.  

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Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney