[Braduni] Formatura: conheça seus direitos e negocie na hora da compra do álbum de fotos

Controle a emoção e tenha em mãos as cláusulas do contrato, para saber o que é abusivo ou não!

Flavia Furlan

Publicidade

Você é daquelas pessoas que gosta de documentar os momentos marcantes na vida, como, por exemplo, a festa de formatura da faculdade e a colação de grau? Por isso, não abre mão de comprar o álbum de fotos do evento?

Mesmo assim, quando receber a visita da pessoa encarregada de vendê-lo a você, controle a emoção, para conseguir negociar e, principalmente, exigir seus direitos.

Existem algumas práticas comuns entre as empresas de formatura. A primeira delas é incentivar o formando a tirar muitas fotos durante a festa e a colação de grau. Depois disso, cobram um valor exorbitante pelo álbum, devido à quantidade de retratos. Para que isso não aconteça, não caia na armadilha de tirar uma foto com cada membro da família e ainda posar de diversos ângulos.

Continua depois da publicidade

Algumas empresas ainda limitam a quantidade de fotos que o formando pode tirar do álbum. Ao ser questionado sobre a prática, o Procon, órgão de defesa do consumidor, disse que ela está correta, desde que a empresa discrimine o total de retratos que podem ser excluídos em contrato.

Forçando a compra

As empresas de formatura sabem quão importante é o álbum para alguns formandos e, por isso, dizem que podem jogar fora as fotos, caso a pessoa não compre imediatamente.

Em determinados casos, essa pressão não é verdadeira, e o álbum acaba sendo comprado futuramente por um preço mais em conta. Para quem está disposto a arriscar para pagar menos, esta é uma alternativa!

De acordo com o Procon, dizer que irá jogar o álbum fora é uma prática que visa ‘acuar’ o consumidor, o que pode ser considerado abusivo. O órgão revelou que desconhece este tipo de atitude das empresas, por nunca ter recebido qualquer tipo de reclamação desta natureza. Mas, se o consumidor se sentir em desvantagem, deve procurar o Procon para que o caso seja analisado individualmente.

Seus direitos

Para não ter dúvidas no momento em que for comprar o álbum, atente ao contrato. É ele que dirá o que está certo ou não na negociação. Neste documento, cobertura fotográfica e serviços de filmagem merecem um item específico, o que deve ser cobrado pela própria comissão de formatura.

Fixe os preços de álbuns, fotos individuais, DVD e data prevista para entrega. Precisa estar claro, ainda, se o aluno será obrigado a adquirir o álbum. Se alguma prática for feita sem que esteja no contrato, ela é considerada abusiva.

Continua depois da publicidade

No mesmo contrato, deve estar mencionado se os familiares terão permissão para utilizar máquinas fotográficas e filmadoras próprias durante o evento. “Por isso, antes de assinar o termo de adesão, o aluno precisa ler com atenção todas as cláusulas do contrato e analisar a disponibilidade econômica”, alerta Márcia Christina Oliveira, técnica do Procon-SP.