Bolsas operam de forma mista, PIB do Brasil e PEC dos Precatórios; veja esses e mais assuntos que vão movimentar o mercado hoje

Índices futuros de Nova York operam em alta, mas as bolsas da Europa estão em queda e as da Ásia fecharam no negativo

Equipe InfoMoney

Publicidade

Os mercados globais operam de forma mista, com os índices futuros de Nova York em alta, mas as bolsas da Europa e a da Ásia em queda, em meio às preocupações do impacto da nova variante do Covid-19, a Ômicron.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que ao menos 23 países de 5 de 6 regiões do globo já detectaram casos da variante, e que “espera que esse número aumente”.

Por aqui, as atenções estão voltadas para a votação da PEC dos Precatórios no Senado, prevista para começar a partir das 9h. Governistas sinalizam que têm os votos necessários para a aprovação.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No mais, às 9h será divulgado o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, que deverá vir próximo da estabilidade na comparação com o segundo trimestre.

Veja o que movimenta o mercado com análises e últimas notícias em Tempo Real

1. Bolsas Mundiais

Estados Unidos

Os índices futuros americanos avançam nesta quinta-feira, após um dia de queda em Wall Street com a confirmação do primeiro caso conhecido de contaminação pela variante Ômicron do coronavírus nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Em uma sessão volátil na quarta, o Dow recuou 1,34%; o S&P perdeu 1,18%; e o Nasdaq recuou 1,8%. Pela manhã, as bolsas haviam registrados ganhos, que foram pausados, no entanto, após o presidente do Federal Reserve Jerome Powell prestar um depoimento ao Congresso dos Estados Unidos em que afirmou que espera que os formuladores de políticas da instituição discutam a possibilidade de reduzir mais rapidamente o ritmo de compra de títulos.

“No momento, a economia está muito forte e pressões inflacionárias estão mais altas, de forma que é mais apropriado, do meu ponto de vista, considerar iniciar a redução das compras de títulos, que na verdade anunciamos na reunião de novembro, talvez alguns meses antes. Espero que nós discutamos isso em nossa próxima reunião”, afirmou.

A venda de ativos ganhou ritmo, no entanto, quando os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC na sigla em inglês) confirmaram que a variante Ômicron chegou aos Estados Unidos, com o primeiro caso confirmado no estado da Califórnia. Ações ligadas a viagens, de hotéis, empresas de cruzeiros e companhias aéreas foram especialmente afetadas.

Por outro lado, foi divulgado na quarta-feira um relatório da ADP melhor do que o esperado quanto à folha de pagamento nos Estados Unidos, com adição de 534 mil vagas em novembro, frente à expectativa de 506 mil.

Às 10h30 desta quinta são divulgados dados sobre pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos.

Veja os índices futuros, às 7h:

Ásia

Após uma quarta-feira de ganhos, as bolsas asiáticas fecharam com resultados variados entre si na quinta-feira, também afetadas pela variante Ômicron do coronavírus, com queda na China continental e no Japão, mas alta em Hong Kong e na Coreia do Sul.

Às 21h30 desta quinta será divulgado o Índice do Gerente de Compras (PMI na sigla em inglês) do setor de serviços relativo a novembro no Japão. Às 22h45 é divulgado o PMI do setor de serviços Caixin relativo a novembro na China.

Veja o fechamento dos mercados

Europa

Na Europa, o índice Stoxx 600, que reúne as ações de 600 empresas de todos os principais setores de 17 países europeus, cai mais de 1%, com destaque negativo de ações do setor de tecnologia. Todos os setores e as principais bolsas operam no vermelho.

Veja as cotações, às 7h:

Commodities

Os preços do petróleo avançam mais de 1%, recuperando parte das perdas do dia anterior, à espera de uma decisão da Organização dos Países Produtores de Petróleo e outros países com grande produção (Opep+) quanto a sua política de oferta. Os ganhos são limitados em meio a temores de que a variante Ômicron prejudique a demanda por combustível.

É provável que ocorra nesta quinta a decisão sobre se a instituição irá permitir que mais petróleo chegue ao mercado, ou então que a oferta seja restrita. O grupo vem adicionando 400 mil barris extra por dia de petróleo à produção global mensalmente, reduzindo de forma gradual cortes recordes acordados em 2020. Os preços do minério de ferro avançam em meio a temores sobre estoques baixos na China.

Bitcoin

O baixo desempenho no mês de novembro em meio a uma aversão ao risco que abalou também as bolsas mundiais traz desânimo para os investidores de Bitcoin (BTC) e faz o preço operar novamente abaixo dos US$ 57 mil, com baixa volatilidade nesta manhã.

Leia Também: Rivais do Ethereum sobem, Meta reverte proibição e mais assuntos que vão movimentar o mercado de criptos hoje

2. Covid

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo anunciou o terceiro caso da variante Ômicron do coronavírus detectado no Brasil. Trata-se de um passageiro vindo da Etiópia, que chegou no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, no último sábado.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente de 29 anos havia sido vacinado com duas doses da Pfizer, não apresentava sintomas ao chegar no Brasil e está em isolamento em Guarulhos, onde mora.

A análise foi realizada pelo Instituto Adolfo Lutz, também responsável pela confirmação dos dois casos anteriores, de um homem de 41 anos e uma mulher de 37 que vieram da África do Sul. Ambos haviam sido vacinados com o imunizante da Janssen na África do Sul.

Alguns fabricantes de vacinas vêm afirmando que, mesmo nos casos em que a infecção ocorre, a vacinação pode ser capaz de atenuar o impacto da variante Ômicron sobre a saúde, ajudando a evitar quadros graves.

Balanço Covid

Na quarta (1º), a média móvel de mortes por Covid em 7 dias no Brasil ficou em 229, queda de 13% em comparação com o patamar de 14 dias antes, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa. Em apenas um dia, foram registradas 266 mortes.

A média móvel de novos casos em 7 dias foi de 8.745, o que representa queda de 3% em relação ao patamar de 14 dias antes. Em apenas um dia foram registrados 11.436 casos.

Chegou a 159.178.971 o número de pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid no Brasil, o equivalente a 74,62% da população. A segunda dose ou a vacina de dose única foi aplicada em 134.451.364 pessoas, ou 63,03% da população. A dose de reforço foi aplicada em 16.778.681 pessoas, 7,87% da população.

Covid no mundo

Na quarta-feira, Estados Unidos, Gana, Nigéria, Noruega, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul e Irlanda confirmaram seus primeiros casos da variante Ômicron. A União Europeia anunciou que viajantes vindos de fora do bloco precisarão apresentar testes com resultados negativos para a Covid.

Andreas Schuppert, representante da associação alemã para medicina de terapia intensiva, afirmou em coletiva de imprensa que está “moderadamente otimista”, e que espera que o pico de novos casos de Covid ocorra nas próximas semanas, chegando às UTIs no Natal, quando espera cerca de 6.000 leitos ocupados.

Também na quarta, o Dr. Ahmed Al-Mandhari, uma autoridade do Escritório Regional da OMS para o Mediterrâneo Oriental, alertou que sete países da região ainda não atingiram o patamar mínimo de 10% de cobertura vacinal contra a Covid-19. Assim, representam um alto risco para o surgimento de novas variantes do coronavírus.

3. PEC dos Precatórios

Na quarta-feira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) voltou a adiar a votação da PEC dos Precatórios no plenário, que está marcada para as 9h desta quinta-feira.

Foi o segundo adiamento consecutivo, em meio a dificuldades da base do governo para garantir os votos necessários para a aprovação, necessária para garantir espaço fiscal para o Auxílio Brasil de R$ 400 para cerca de 17 milhões de pessoas em 2022.

Para ser aprovada, a PEC precisa de 49 votos dos 81 senadores, em dois turnos. Em caso de aprovação, retorna para a Câmara, onde também precisaria ser aprovada em dois turnos.

À noite, o relator da proposta, Fernando Bezerra (MDB-PE) fez um apelo para que Pacheco colocasse a PEC em votação, afirmando que um acordo para garantir a aprovação estava próxima. Pacheco acatou a decisão e marcou a votação para as 9h desta quinta.

Vaga no STF

O Senado aprovou por 47 votos a 32 a indicação de André Mendonça para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, confirmando a nomeação do presidente Jair Bolsonaro (PL) realizada há mais de quatro meses.

A indicação foi adiada por conta de resistências a seu nome no Congresso, sendo que pesou o fato de que a escolha de Mendonça partiu do desejo de Bolsonaro de um ministro “terrivelmente evangélico”.

Durante a sabatina, Mendonça defendeu o estado laico e uma relação “republicana” com Bolsonaro. “Entendo não haver espaço para manifestações públicas religiosas durante sessões do Supremo Tribunal Federal”, disse Mendonça.

4. PIB do 3º trimestre

O IBGE divulga às 9h desta quinta-feira (2) a variação do Produto Interno Bruto (PIB) do país no terceiro trimestre. No mesmo horário será divulgada a produção industrial relativa a outubro e, às 10h, os índices do Gerente de Compras (PMIs) composto e do setor de serviços Markit relativos a novembro

A média das perspectivas do mercado para o PIB, por enquanto, é de um crescimento de apenas 0,1%, a depender de, principalmente, como o setor de serviços se portará.

A alta de 0,1%, apesar de fraca, é melhor do que a queda de 0,1% registrada entre abril e junho e ainda evita a chamada “recessão técnica”, que se dá quando um país registra queda do PIB por dois trimestres consecutivos. O pequeno avanço, porém, não é unanimidade do mercado: a Refinitiv, por exemplo, tem um consenso de estagnação.

Analistas e gestores, já há algum tempo, vêm diminuindo suas projeções para a economia brasileira em 2021. De um crescimento de 5,27% no meio de julho, o último Boletim Focus do Banco Central trouxe a projeção de uma alta de 4,78% – apesar de ainda estar melhor do que os 3,50% do início do ano.

Esperamos que o PIB fique estável no terceiro trimestre, com variação nula, após a significativa expansão no primeiro e o leve declínio no segundo. O crescimento do setor de serviços deve compensar a baixa performance da indústria e da agropecuária”, afirmou a XP em relatório publicado na última semana.

A corretora projeta um crescimento de 5% no ano, mas afirmou que em breve deve divulgar uma projeção menor, se adequando à divulgação de indicadores recentes.

5. Radar Corporativo

Braskem (BRKM5)

A Braskem (BRKM5) recebeu de seu controlador, a Novonor, antiga Odebrecht, informação de que está, neste momento, considerando a possibilidade de realização de uma oferta pública secundária de ações.

Segundo o comunicado, seriam potencialmente alienadas uma parte ou a totalidade da participação da Novonor nas ações preferenciais de emissão da Braskem.

Além disso, a Novonor informou que, como medida para subsidiar sua decisão, solicitou à Braskem que realize “estudos sobre os impactos, aprimoramentos de governança e providências necessárias para eventual migração da Braskem para o segmento de negociação do Novo Mercado da B3”.

Petrobras (PETR3;PETR4)

Petrobras (PETR3;PETR4) recebeu ontem (1) a certificação no Indicador de Governança da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (IG-Sest), do Ministério da Economia, alcançando classificação no melhor nível do indicador -Nível 1, o que demonstra o grau de excelência da companhia em governança corporativa.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui