Bolsas da Europa fecham em queda com incertezas sobre conflito no Irã

Investidores aguardam avanços em negociações de paz antes do fim do cessar-fogo, enquanto a alta do petróleo impulsiona petroleiras, mas penaliza setores de viagens e lazer

Reuters

Crédito: Reuters
Crédito: Reuters

Publicidade

20 Abr (Reuters) – Os índices de ações caíram nesta ⁠segunda-feira na Europa, após uma forte recuperação na sessão anterior, já ‌que os investidores aguardam o progresso de possíveis negociações entre EUA e Irã antes do término do cessar-fogo de duas semanas.

O Irã estava considerando participar ‌de negociações de paz no Paquistão, disse uma autoridade sênior iraniana, após as tentativas de Islamabad de acabar com o bloqueio dos EUA aos portos iranianos, um grande obstáculo para que os iranianos voltem a participar dos esforços de paz.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,8%, aos 621,46 pontos. ⁠Outros ‌importantes mercados regionais também caíram, com o CAC da França e o ⁠DAX da Alemanha cedendo 1,1% cada.

‘Os investidores europeus estão observando fatos muito óbvios de petróleo mais alto e mais incerteza sobre os produtos que saem do Golfo Pérsico… portanto, há uma preocupação clara que está sendo expressa nas ações’, disse Steve Sosnick, analista-chefe de mercado da Interactive Brokers.

O ​movimento ocorre após o otimismo de sexta-feira, quando o STOXX 600 saltou mais de 1%, registrando seu quarto aumento semanal consecutivo, depois que ​o Irã declarou aberto o Estreito de Ormuz.

As ações da Europa ficaram aquém de suas contrapartes norte-americanas desde o início da guerra, no fim de fevereiro, uma vez que os preços elevados do petróleo pesam muito sobre a região.

Continua depois da publicidade

‘As ações europeias não tiveram um desempenho ruim, elas estão ficando para ‌trás em relação aos seus pares dos EUA, ​já que os EUA estão simplesmente mais bem posicionados para enfrentar a crise atual, com menos danos econômicos do que a Europa’, disse Daniela Hathorn, analista de mercado sênior da Capital.com.

As ⁠ações do setor de energia ​subiram 1,6% com ​a alta dos preços do petróleo. As grandes empresas britânicas BP e Shell e a francesa TotalEnergies ⁠avançaram entre 1,8% e 2,9%. [O/R]

Por outro lado, ​o setor de viagens e lazer liderou os declínios, com uma queda de 2,4%, suportando o peso dos custos mais altos de energia e o aumento das tensões ​geopolíticas.

As ações de companhias aéreas, incluindo easyJet, Lufthansa, Ryanair e IAG, caíram entre 2,2% e 3,1%.

(Reportagem de Ragini Mathur, Twesha Dikshit e Utkarsh Hathi em ​Bengaluru)