Mercados

Índices futuros dos EUA avançam 5% e atingem limite de alta; Europa sobe e Ásia tem queda

O comportamento dos mercados indica que a sexta-feira 13 será animada

arrow_forwardMais sobre
(Crédito: Fotos Públicas)
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O comportamento dos mercados indica que a sexta-feira 13 será animada para os mercados. Após operar parte da madrugada no terreno negativo, os futuros de Nova York foram para o terreno positivo e avançaram, atingindo o limite de alta de 5%, o que foi refletido posteriormente nos índices à vista.

Os índices em Wall Street ganharam força durante a manhã, com alta de 5,10% para o S&P500, de 5,65% para o Nasdaq e de 5,26% para Dow Jones. Vale ressaltar que, na véspera, o S&P 500 fechou o dia em queda de 9,51%, aos 2.480 pontos. Já o Dow Jones cedeu 9,99%, para 2.352 pontos — foi a maior queda diária percentual do índice desde março de 1987. A Nasdaq caiu 9,43%, a 7.201 pontos.

Ontem, os investidores repercutiram negativamente as medidas anunciadas na véspera pelo presidente americano Donald Trump. Ele declarou a suspensão por 30 dias de voos vindos de 26 países da Europa para os Estados Unidos. Durante a tarde, os índices chegaram a amenizar as perdas após a notícia de que o Federal Reserve de Nova York fará um programa mais de US$ 1,5 trilhão em liquidez ao mercado de títulos, mas eles voltaram a cair fortemente antes do fechamento. A expectativa é de que parte das perdas seja recuperada nesta sessão.

Aprenda a investir na bolsa

Nesta sessão, os mercados europeus também operam em alta – de cerca de 7% no Reino Unido, na França e na Alemanha. Na Itália, os ganhos são ainda mais expressivos, de 14% após a derrocada de 17% da véspera.

Na Ásia, por sua vez, as bolsas de valores despencaram, refletindo o derretimento de Wall Street e das bolsas europeias na quinta-feira. A Bolsa de Tóquio fechou em baixa de 6%, apesar de o ministro das Finanças do Japão ter anunciado que comprará US$ 1,9 trilhão em títulos do governo que estão com os bancos.

As Bolsas da China e da Coreia do Sul também tiveram desvalorização. Leia mais detalhes sobre o comportamento dos mercados neste sexta, e o que deve movimentar os mercados, clicando aqui.

Aproveite as oportunidades para fazer seu dinheiro render mais: abra uma conta na Clear com taxa ZERO para corretagem de ações!