Conheça a XDEX, primeira exchange de criptomoedas com taxa zero para Bitcoin

Meta da exchange criada por sócios da XP Investimentos e da General Atlantic é atingir 1 milhão de clientes em doze meses e se tornar a maior do Brasil

Rodrigo Tolotti

SÃO PAULO – Sócios da XP Investimentos e da General Atlantic lançaram nesta terça-feira (9) oficialmente a exchange de criptomoedas XDEX, que já chega com o diferencial de ser a única do país com taxa zero para negociação de Bitcoin. E a meta é ousada: atingir 1 milhão de clientes em doze meses e se tornar a maior exchange do Brasil.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Inicialmente, a XDEX irá negociar apenas Bitcoin e Ethereum, sendo que para a segunda maior moeda digital do mercado haverá uma taxa de 0,25% sobre o valor da transação.

“O mercado de criptoativos é uma realidade no Brasil e no mundo. É inegável que as pessoas estão buscando diferentes maneiras de participar do futuro e não podemos ignorar esse novo mercado”, diz Fernando Ulrich, analista-chefe da XDEX.

A inclusão de novos ativos digitais ainda está sendo estudada: “queremos oferecer os melhores criptoativos, que sejam relevantes e confiáveis para os nossos clientes. Temos critérios rigorosos de avaliação e buscamos criptoativos que tragam valor para o cliente”, afirma Celina Ma, CEO da XDEX.

A empresa terá uma estrutura operacional própria e completamente segregada da XP Investimentos, visto que os criptoativos não são títulos e valores mobiliários. Segundo Celina, “o objetivo é captar novos clientes, com cadastro próprio e sem qualquer relação com a empresa de investimentos”.

Do iniciante ao profissional

A XDEX também já chega preparada para atender todo tipo de investidor, desde o que nunca ouviu falar em bitcoin até aqueles que são profissionais e operam grandes volumes.

Entre vídeos educativos, livro de ofertas e diversos tipos de ordem, os usuários da plataforma terão funcionalidades diferentes para facilitar na hora de investir.

Na plataforma básica estarão disponíveis funcionalidades como facilidade para comprar e vender criptoativos com apenas alguns cliques, painel interativo para rápida visualização da carteira e vídeos educativos para entender mais sobre o mercado.

Invista em bitcoins com taxa ZERO: abra uma conta na XDEX!

Já para quem é usuário avançado, haverá acesso a livro de ofertas, histórico de trades e diversos tipos de ordens, como ordem a mercado, limitada, stop, iceberg, IOC e compra diretamente do livro de ofertas com o botão direito. Além disso tudo haverá um aplicativo para que os clientes possam comprar e vender diretamente pelo celular.

Segurança e transferência de criptoativos

Um dos diferenciais e que pode gerar polêmica é que a XDEX não permitirá que seus clientes façam depósitos ou retiradas com criptoativos, ou seja, não será possível fazer transferências de ativos digitais entre diferentes carteiras. Os usuários só poderão investir ou sacar na exchange em reais.

“Por pesquisa de mercado, verificamos que grande parte dos usuários só quer ficar exposto ao ativo, comprando e vendendo, ou seja, a transferência não é um ponto de decisão para a maioria dos usuários no momento de escolher uma exchange”, explica Celina. Para se fazer o resgate do valor (obrigatoriamente em reais), o cliente pagará uma taxa de 0,9% do valor a ser resgatado mais R$ 7,90.

Para completar, 100% dos criptoativos da exchange estarão em cold wallet, ou seja, uma custódia off-line das moedas. Além disso, haverá uma sistema de múltiplas assinaturas para recuperação de chaves, com diversos protocolos de segurança.

Serviço

Apesar do lançamento oficial, por enquanto o público geral terá acesso apenas a uma página de lançamento (clique aqui para acessar), onde irá cadastrar seu nome, e-mail e CPF para entrar em uma fila. Ele ainda não estará cadastrado na XDEX, o que deve ocorrer apenas nas próximas semanas, quando estas pessoas começarão a ser contatadas pela exchange.

Com o cadastro aprovado, estes usuários passarão a ter acesso à negociação de criptomoedas na plataforma. O aplicativo já está disponível nas lojas da Apple e Google, mas ainda dependerá do mesmo processo do site oficial, passando pela fila.

Invista em bitcoins com taxa ZERO: abra uma conta na XDEX!

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.