Guru do anonimato digital aposta em nova criptomoeda

O criador da moeda acredita que conseguiu reinventar o conceito de criptomoedas, consertando problemas fundamentais da tecnologia 

Equipe CryptoMoney

Publicidade

Segundo o site Coindesk, um dos fundadores do movimento Cypherpunk e do sistema de pagamentos digitais eCash com mais de 30 anos de experiência em criptografia e pagamentos, David Chaum, lançou uma nova criptomoeda chamada Elixxir.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

O criador da moeda acredita que conseguiu reinventar o conceito de Criptomoedas, consertando problemas fundamentais da tecnologia como velocidade, privacidade, escala e certa resiliência contra desastres futuros. Além disso, acredita que a nova tecnologia fará da blockchain um assunto mainstream.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O veterano da criptografia afere ter realizado duas mudanças inovadoras no mercado: Uma é mudar as assinaturas digitais, que atualmente são componentes muito caros da tecnologia e que diminuem a velocidade e a escalabilidade necessária.

Além disso a chave pública da criptografia usada na moeda Elixxir tem outro impacto importante, prepara a criptomoeda para o futuro dos computadores quânticos, pois a arquitetura da maioria dos ativos digitais é vulnerável a essa nova classe de computadores.

Sobre a privacidade do ativo, o criador do Elixxir, considerado também “pai do anonimato online”, diz que a verdadeira privacidade pode ser alcançada através de uma “computação compartilhada” que teria diversos desenvolvedores e computadores envolvidos, mas apenas uma pessoa precisa ser honesta para os processos funcionarem e os dados permanecerem privados. Os computadores da rede, chamados de Mixnodes, produzem a tal computação compartilhada em cada bloco de transações processados.

Continua depois da publicidade

Chaum ilustra o processo de computação compartilhada com uma situação de pessoas jogando cartas, ou seja, uma pessoa corta o bolo de cartas e embaralha, passando para a próxima pessoa. Caso haja pessoas mal-intencionadas que tentem mudar a ordem das cartas para se beneficiarem, basta uma pessoa honesta para que a ordem se torne aleatória novamente.

O que fez Chaum pensar em criar uma nova criptomoeda foram as suas suspeitas e a apreensão com relação ao estado atual do mercado. Porém ainda não se sabe se o projeto é realmente o próximo estágio dos ativos digitais pois o ceticismo ainda é muito presente na indústria, que já foi muito permeada por esquemas ponzi e scam coins.

Quer receber análises e recomendações de criptomoedas de um dos maiores especialistas do Brasil? Clique aqui e assine o CryptoInsights