O grande dia

Bitcoin vai se separar em duas moedas? Veja tudo sobre o grande evento desta terça

Aguardado há muito tempo pelo mercado, decisão nesta terça deve criar uma nova moeda a partir do bitcoin

Por  Rodrigo Tolotti -

SÃO PAULO – Esta terça-feira (1) será um dos dias mais importantes da história do Bitcoin já que em um grande movimento técnico, os investidores irão receber uma moeda totalmente nova chamada de Bitcoin Cash após a cadeia de blocos do sistema da criptomoeda ser forçada a se dividir em duas.

Todo este movimento ocorrerá por meio do chamado “hard fork” que será ativado pelos próprios usuários em um momento de divisão da comunidade sobre o futuro da moeda, criando correntes diferentes de pensamento. Todas as pessoas que tiverem bitcoins irá receber uma quantidade igual de Bitcoin Cash.

Veja também: Quer aprender tudo sobre bitcoin? Clique aqui e confira uma série especial em vídeo

No entanto, segundo especialistas, o Bitcoin Cash provavelmente só valerá uma fração do bitcoin. A moeda digital original está negociando a cerca de US$ 2778 nesta segunda-feira, mas os valores futuros para o Bitcoin Cash no website Coin Market Cap são de apenas US$ 288.

Basicamente, a discussão começou com o grande problemas que afeta hoje o bitcoin: capacidade de processamento. Com a moeda se tornando cada vez mais utilizada, tem ficado difícil processar todos os dados de forma rápida, já que o bitcoin tem um limite de 1 megabyte de processamento.

Com isso, os mineiros tentaram resolver a questão dando suporte ao SegWit2X, que propunha levar alguns dos dados do blockchain para fora da rede principal para conseguir melhorar a capacidade, e também elevar o número de transações para 2 megabytes.

A questão é que nem todo mundo gostou da proposta e há quem acredite que só isto não irá resolver os problemas do bitcoin. Com essa divisão, o Bitcoin Cash terá um limite de transações de 8 megabytes. O problema é que as chamadas exchanges (espécie de corretoras de bitcoin) também se dividiram em aceitar a nova moeda.

Para estas casas que não aceitarão a nova moeda, os investidores com contas nestes lugares não receberão o Bitcoin Cash. Além disso, é importante ficar de olho, já que existem exchanges que estão suspendendo os negócios neste período antes e após a realização do “fork”.

Especialistas acreditam que a nova moeda deve ganhar mais força após ser realmente criada. Isso porque, como existem milhões de usuários de bitcoin, a moeda nascerá com uma grande base. Além disso, muitas exchanges estão mostrando apoio ao Bitcoin Cash, o que deve fazer a moeda sobreviver, pelo menos por um tempo. A questão é que não há como saber se as duas moedas irão durar por muito tempo após a divisão.

Já há quem esteja chamando a nova moeda de Bcash, mas o futuro é incerto para ela e para o bitcoin. Em um primeiro momento as duas devem sobreviver, mas será um cenário crucial para a sustentação do ideal delas. “Todo esse processo será um teste-chave para o bitcoin em sua evolução para ser mais que um estoque de valor e mostrar seu potencial para crescer para algo muito maior”, disse Matthew Roszak, co-fundador e presidente da empresa de software corporativo blockcha Bloq, para a CNBC.

Compartilhe