Bitcoin já atingiu fundo com chegada dos investidores convictos, aponta casa de análise Glassnode

Sell-off levou a uma forte saída de investidores pessoas físicas e de curto prazo, mostra estudo

CoinDesk

Publicidade

Um indicador de Bitcoin (BTC) que aponta que a maior parte dos traders de curto prazo já vendeu suas posições pode sinalizar que o fundo do poço da criptomoeda já foi alcançado. A avaliação é da empresa de análise de blockchain Glassnode.

As perdas realizadas, ou aquelas decorrentes da venda de ativos, mostram a extensão da desistência – ou, no jargão do mercado, da capitulação – do investidor. Tal magnitude pode ser mapeada usando dados de blockchain.

De acordo com relatório divulgado pela Glassnode, os colapsos da stablecoin TerraUSD (UST) e do projeto Terra (LUNA) em maio desencadearam uma onda de perdas realizadas da ordem de US$ 28 bilhões em 30 dias.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quando os preços das criptomoedas caíram abaixo da máxima histórica de 2017, em 18 de junho, o impacto foi ainda maior, com as perdas realizadas saltando para um recorde de US$ 36 bilhões em apenas 30 dias.

Leia mais:
6 sinais para saber se o Bitcoin já alcançou o fundo, segundo especialistas

À medida que os investidores pessoas físicas e de curto prazo saem do mercado durante essas vendas em massa, aumenta o número de “hodlers“, apelido dado aos acumuladores de criptomoedas, que têm foco no longo prazo e costumam ser mais resistentes às variações de preço.

Continua depois da publicidade

Quanto mais hodlers, mais estáveis os preços das criptomoedas e maiores as chances de que o mercado tenha chegado ao fundo do poço, afirma a Glassnode.

Mais de 80% do valor em dólar armazenado em Bitcoin tem agora mais de três meses, sinalizando que o forte sell-off entre maio e junho esgotou quase todos os traders de curto prazo.

Essa porcentagem coincide com os dados apresentados no final dos mercados de baixa de 2012, 2015 e 2018, que ocorreram quando o montante em dólares com mais de três meses ficou acima de 80%.

“Em um cenário desafiador de grande turbulência macroeconômica e geopolítica, o Bitcoin está atingindo o pico de saturação de investidores por conta de hodlers de alta convicção, e isso pode sinalizar que uma formação genuína de fundo possa estar em andamento”, escreveu a Glassnode.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Tópicos relacionados

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil