Oportunidade?

Bitcoin já atingiu fundo com chegada dos investidores convictos, aponta casa de análise Glassnode

Sell-off levou a uma forte saída de investidores pessoas físicas e de curto prazo, mostra estudo

Por  CoinDesk -

Um indicador de Bitcoin (BTC) que aponta que a maior parte dos traders de curto prazo já vendeu suas posições pode sinalizar que o fundo do poço da criptomoeda já foi alcançado. A avaliação é da empresa de análise de blockchain Glassnode.

As perdas realizadas, ou aquelas decorrentes da venda de ativos, mostram a extensão da desistência – ou, no jargão do mercado, da capitulação – do investidor. Tal magnitude pode ser mapeada usando dados de blockchain.

De acordo com relatório divulgado pela Glassnode, os colapsos da stablecoin TerraUSD (UST) e do projeto Terra (LUNA) em maio desencadearam uma onda de perdas realizadas da ordem de US$ 28 bilhões em 30 dias.

Quando os preços das criptomoedas caíram abaixo da máxima histórica de 2017, em 18 de junho, o impacto foi ainda maior, com as perdas realizadas saltando para um recorde de US$ 36 bilhões em apenas 30 dias.

Leia mais:
6 sinais para saber se o Bitcoin já alcançou o fundo, segundo especialistas

À medida que os investidores pessoas físicas e de curto prazo saem do mercado durante essas vendas em massa, aumenta o número de “hodlers“, apelido dado aos acumuladores de criptomoedas, que têm foco no longo prazo e costumam ser mais resistentes às variações de preço.

Quanto mais hodlers, mais estáveis os preços das criptomoedas e maiores as chances de que o mercado tenha chegado ao fundo do poço, afirma a Glassnode.

  • Assista: O que esperar do Bitcoin após mais uma disparada? Analista veterano responde

Mais de 80% do valor em dólar armazenado em Bitcoin tem agora mais de três meses, sinalizando que o forte sell-off entre maio e junho esgotou quase todos os traders de curto prazo.

Essa porcentagem coincide com os dados apresentados no final dos mercados de baixa de 2012, 2015 e 2018, que ocorreram quando o montante em dólares com mais de três meses ficou acima de 80%.

“Em um cenário desafiador de grande turbulência macroeconômica e geopolítica, o Bitcoin está atingindo o pico de saturação de investidores por conta de hodlers de alta convicção, e isso pode sinalizar que uma formação genuína de fundo possa estar em andamento”, escreveu a Glassnode.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Compartilhe