Binance suspende saques em reais e encerra parceria com operadora do Pix

Exchange dá prazo de 72 horas para restabelecer serviço, mas novo parceiro só deverá assumir "nas próximas semanas"

Paulo Barros

Publicidade

A Binance anunciou na tarde desta sexta-feira (17) o fim de uma parceria de um ano e oito meses com a Capitual, fintech que operava os depósitos e saques em reais via Pix dos clientes da exchange de criptomoedas.

A medida vem em meio ao bloqueio dos saques e depósitos em moeda brasileira na exchange. Em testes conduzidos pelo InfoMoney CoinDesk às 17h58, a funcionalidade permanecia indisponível na plataforma, e exibia a mensagem “canal sob manutenção”.

Segundo relatos de usuários, o suporte da empresa afirma que “os depósitos via Pix e TED estão com uma instabilidade devido à atualização de políticas instauradas pelo BACEN – Banco Central do Brasil”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em nota, a Binance não menciona a suposta mudança de política do Banco Central, mas o bloqueio do serviço coincide com o fim do prazo imposto pelo BC para que provedores do Pix implementem novas regras de identificação de clientes. Nesta semana, a exchange KuCoin, que também trabalha com a Capitual, anunciou mudança no processo de KYC (sigla em inglês para Conheça Seu Cliente).

Já a Capitual informa que “os serviços prestados às exchanges internacionais com as quais tem parceria estão funcionando normalmente”. O banco digital diz ter trabalhado nos nos últimos 45 dias para atender à determinação do Banco Central, e que as exchanges KuCoin e Huobi adequaram seus sistemas.

“No caso da Binance, o Capitual aguarda informações sobre essa adequação”, afirmou o banco digital.

Continua depois da publicidade

No comunicado enviado à imprensa, a Binance se limita a dizer que a troca do parceiro irá “garantir saques de clientes” enquanto a empresa toma medidas legais contra a Capitual e conduz a aquisição da corretora local Sim;paul, anunciada em março.

Por meio do serviço de atendimento ao cliente, a Binance informa que pode levar até 72 horas para a regularização dos saques e depósitos via Pix – métodos como TED e DOC não estão disponíveis. No entanto, a empresa afirma que realizará a transição para um novo parceiro “com extensa experiência” apenas “nas próximas semanas”. O nome do provedor ainda não foi anunciado.

A exchange afirma que usuários podem obter saques por meio do sistema P2P, que implica na negociação com outra pessoa, que por sua vez deve depositar o valor em reais na conta bancária.

Ainda de acordo com o comunicado, usuários podem ainda realizar saques na opção “vender para cartão” disponível para cartões Visa, mas o recurso também não aparece acessível para usuários.

Procurada para esclarecimentos sobre o funcionamento dos saques e depósitos, a Binance informou, via assessoria, que o cliente deve procurar os canais alternativos disponibilizados pela plataforma – como o P2P.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Paulo Barros

Editor de Investimentos