Conteúdo editorial apoiado por

Binance lança ferramenta para calcular impostos sobre transações com criptomoedas

O produto está disponível apenas para usuários do Canadá e da França, mas em breve pode ser liberado em outros países

CoinDesk

(Kanchanara/Unsplash)

Publicidade

A exchange Binance lançou nesta segunda-feira (6) uma ferramenta para ajudar os usuários a calcular as obrigações fiscais em suas transações com criptomoedas.

Chamado de Binance Tax, o objetivo do produto é ajudar os usuários a lidar com as regras sobre tributações de criptomoedas, que estão “em constante evolução em todo o mundo”, segundo anúncio da corretora publicado em seu blog.

“Com um clique, agora você pode importar suas transações da Binance para nossa calculadora e obter uma estimativa simples, mas abrangente, de suas obrigações fiscais, dependendo da sua jurisdição”, disse a Binance.

Continua depois da publicidade

A ferramenta, que é gratuita, fornece relatórios de até 100 mil transações, e está disponível inicialmente para usuários apenas no Canadá e na França. A exchange disse que tem planos para liberar o serviço para outras regiões, mas não especificou locais e datas.

Vários países introduziram requisitos mais rígidos sobre a tributação de criptoativos nos últimos meses. No final do ano passado, a Itália aplicou um imposto de 26% sobre os ganhos de negociação de criptomoedas superiores a US$ 2.160.

Enquanto isso, a Índia endureceu suas regras de impostos sobre ativos digitais, estipulando uma pena de prisão de até 7 anos para quem não seguir a legislação.

Continua depois da publicidade

No Brasil, a Receita Federal obriga, desde 2019, a declaração de ganho de capital sobre transações com criptoativos. Investidores devem declarar os ganhos até o último dia do mês subsequente à transação. As exchanges, no entanto, ao contrário de corretoras do mercado tradicional, não oferecem demonstrativos consolidados para facilitar a tarefa.

Leia mais:

No modelo atual, a ideia é que o Binance Tax simplifique o cálculo de ganhos e perdas ao longo do ano. Para os traders frequentes, isso pode significar milhares de transações, o que significa muitas horas de trabalho para garantir o cálculo correto.

Continua depois da publicidade

O produto está em fase inicial e não suporta todos os tipos de transações, de modo que os usuários ainda precisarão fazer ajustes manualmente.

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil