BCE mantém juros, mas diz que pretende concluir compras de ativos no 3º trimestre

O BCE reiterou que as compras de ativos irão diminuir de 40 bilhões de euros em abril para 30 bilhões em maio e para 20 bilhões em junho

Estadão Conteúdo

Publicidade

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu deixar suas principais taxas de juros inalteradas nesta quinta-feira, 14, após concluir reunião de política monetária, mas afirmou que pretende concluir compras de ativos feitas por meio do programa conhecido como APP no terceiro trimestre.

Segundo comunicado do BCE, a taxa de refinanciamento permanece em 0%, a de depósitos continua em -0,50% e a de empréstimo segue em 0,25%.

O BCE reiterou hoje que as compras de ativos por meio do APP irão diminuir de 40 bilhões de euros em abril para 30 bilhões de euros em maio e para 20 bilhões de euros em junho.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Banco Central Europeu disse também que planeja concluir o APP no terceiro trimestre. Neste período, os volumes de compras dependerão de futuros dados econômicos da zona do euro.

Leia também:

Elon Musk quer comprar o Twitter (TWTR34) por quase R$ 200 bilhões e fechar o capital da empresa

Continua depois da publicidade

Ainda no comunicado, o BCE reafirmou que eventuais altas nas taxas de juros só ocorrerão “algum tempo” depois do fim do APP e serão graduais.

O BCE comentou ainda que a guerra na Ucrânia está afetando a economia na Europa e em outras partes, gerando incertezas e pesando com força na confiança de empresas e consumidores.