Estudo da Economatica

Bancos brasileiros têm o melhor dividend yield em 5 anos; Itaú lidera ranking global

Estudo realizado pela consultoria Economatica mostra que taxa chegou a 6,79%, muito superior aos 2,69% dos bancos americanos

SÃO PAULO – Após cair em 7 dos últimos 11 trimestres, o dividend yield (relação entre o dividendo pago dividido pelo preço da ação) dos bancos brasileiros subiu para 6,79%, em sua máxima desde o segundo trimestre de 2014.

Além disso o Itaú Unibanco (ITUB4) liderou o ranking entre 49 instituições, incluindo os americanos e bancos globais com ADRs (American Depositary Receipt) negociados nos Estados Unidos.

Segundo o levantamento, feito pela consultoria Economatica, os bancos brasileiros, na mediana, sempre tiveram melhor desempenho que os bancos dos EUA ou dos outros bancos do mundo. Ainda de acordo com o estudo, no último trimestre, as instituições americanas ultrapassaram seus pares globais.

PUBLICIDADE

A mediana do dividend yield dos bancos americanos no dia 24 de maio era de 2,69%, ficando próximo do maior valor registrado desde 2014, que foi em de 2,70% no segundo trimestre de 2017. Já os bancos do mundo com ADRs em Nova York estão em 1,93%, longe da máxima de 3,96% atingida no primeiro trimestre de 2017.

capturar

Com um dividend yield de 8,14%, Itaú lidera a lista dos 49 bancos que fazem parte do estudo da Economatica. Em seguida aparece o Banco do Brasil (BBAS3), com 6,95%, com o Santander Brasil (SANB11) aparecendo na quarta colocação do ranking, com 5,34%.

Já o Bradesco (BBDC4) tem o desempenho mais modesto, ficando apenas na 12ª posição, com um dividend yield de 3,71%. Entre as 20 instituições com melhor yield, seis são americanas, quatro do Brasil e quatro da Inglaterra. Coreia do Sul e Espanha apresentam duas instituições cada e Austrália e Holanda têm um banco.

Confira o ranking:

capturar2

PUBLICIDADE

Para o cálculo do dividend yield, a Economatica utilizou os dividendos e juros sobre capital próprios dos últimos 12 meses encerrados no dia 24 de maio, dividido pelo valor da ação na mesma data sem ajuste de proventos.

Seja sócio das melhores empresas e ganhe com dividendos: abra uma conta gratuita na XP Investimentos!