B3 inclui IRB (IRBR3) e exclui Ecorodovias (ECOR3) e Banco Pan (BPAN4) na 1ª prévia da nova carteira do Ibovespa

A nova carteira passará a vigorar a partir de 2 de maio até agosto de 2023; duas prévias adicionais estão programadas para 17 e 26 de abril

Felipe Moreira

Publicidade

A B3, operadora da Bolsa Brasileira, incluiu o IRB (IRBR3) e excluiu os papéis da Ecorodovias (ECOR3) e do Banco Pan (BPAN4) da primeira prévia da carteira teórica do Ibovespa, que passará a vigorar a partir de 2 de maio até agosto de 2023. Duas prévias adicionais estão programadas para 17 e 26 de abril.

Se as mudanças forem confirmadas, o Ibovespa contará com 87 ativos.

A inclusão do IRB no índice já era esperada pelo mercado. Em relatório, o Bank Of America (BofA) e a XP Investimentos apontavam o ressegurador como um dos possíveis nomes a serem incluídos no Ibovespa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já a PetroRecôncavo (RECV3) apontada com a favorita para ingressar na carteira teórica ficou de fora da primeira prévia.

Com relação as exclusões, as instituições já previam a saída da Ecorodovias e do Banco Pan, enquanto a surpresa foi a continuidade de Eztec (EZTC3) e Qualicorp (QUAL3) no Ibovespa.

A ação com maior peso, segundo a prévia, segue sendo Vale (VALE3), com participação de 15,523%, fatia ainda maior do que os 15,218% atuais.

Continua depois da publicidade

Em seguida, aparece as ações preferenciais do Itaú Unibanco (ITUB4), com 6,646%, Petrobras PN (PETR4), com 5,994% e Petrobras ON (PETR3), com 4,922% e Bradesco PN (BBDC4), com 3,949%.