Ata do Copom, IPCA, venda da Oi móvel e prévias de Petrobras e Vale: o que acompanhar na semana

Tudo o que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Mitchel Diniz

(Shutterstock)

Publicidade

Depois de uma semana marcada por mais uma alta agressiva de juros, com a taxa Selic chegando a 10,75% ao ano, o mercado conhecerá, na próxima quarta-feira (9), a inflação do último mês de janeiro medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). É um dos principais indicadores dos próximos dias e que pode impactar a postura do Banco Central sobre o ciclo de aperto monetário no país.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC sinalizou que deve desacelerar o ritmo de alta de juros já a partir da próxima reunião do colegiado, em março. Para o IPCA de janeiro, o consenso do mercado prevê uma variação mensal positiva de 0,65%, desacelerando em relação a alta de 0,73% registrada em dezembro de 2021.

O Itaú prevê variação mensal de 0,55%. “A leitura deve continuar pressionada por itens industriais (especialmente no grupo de transportes, com preços mais altos de veículos novos e usados), serviços (em especial alimentação fora de casa e aluguéis) e alimentação em casa (explicada por uma pressão sazonal natural em janeiro, devido a condições climáticas”, diz a análise do banco.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por outro lado, é esperada deflação nos preços de passagens aéreas e itens com preços regulados, como energia elétrica, combustíveis e planos de saúde.

Na terça-feira (8), a expectativa é que o BC confirme um tom mais dovish na ata da última reunião. O documento pode ajudar a calcular qual será a magnitude da próxima alta de juros, já que a autoridade monetária não foi precisa como nas reuniões anteriores.

“Ainda esperamos uma alta de 100 pontos-base [1 ponto percentual] na próxima reunião de política monetária, em março, mas não podemos descartar um movimento final adicional, menor, na reunião de maio”, escreveram os analistas do Itaú.

Continua depois da publicidade

Esquenta para o PIB do 4º tri

Outra divulgação pelo Banco Central está prevista para a sexta-feira (11): o IBC-Br, referente ao mês de dezembro, que costuma ser chamado de “prévia do PIB”. A expectativa é que o indicador apresente variação positiva mensal de 0,2%.

Na quarta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulga os dados de vendas do varejo referente à dezembro e o consenso aponta para uma desaceleração. A expectativa é de variação positiva de 0,2%, ante alta de 0,6% de outubro para novembro de 2021.

Na quinta, concluindo os indicadores econômicos de 2021, sai a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). A expectativa do mercado é de variação mensal positiva de 0,6%.

Continua depois da publicidade

Destaques internacionais

Nos Estados Unidos, os dados de inflação também têm destaque. O índice de preços ao consumidor (CPI) de janeiro sai na quinta-feira (10) e a expectativa é de alta de 0,5%.

Na Europa, o dado da inflação alemã sai na sexta-feira (11), mesmo dia em que será divulgado o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido.

Temporada de balanços continua

O noticiário corporativo da semana tem agenda importante. Na quarta-feira, a Petrobras (PETR3;PETR4) divulga seu relatório de produção referente ao quarto trimestre de 2021. Nesse mesmo dia, o Tribunal do Cade vai discutir a venda dos ativos móveis da Oi ([ativo=OIB3],OIBR4) para TIM (TIMS3), Vivo (VIVT3) e Claro.

Publicidade

Na quinta-feira, após o fechamento do mercado, saem as prévias operacionais da Vale (VALE3). A mineradora vai apresentar dados trimestrais de produção de minério de ferro, níquel e pelotas.

Mas antes disso, na segunda-feira, Hapvida (HAPV3) e e Notredame Intermédica (GNDI3) realizam teleconferência, às 10h da manhã, sobre a combinação de negócios.

A temporada de balanço corporativos no Brasil continua com destaque para os resultados dos grandes bancos e seguradoras. A lista inclui Bradesco (BBDC3) e Itaú Unibanco (ITUB3), ações de peso do Ibovespa, além de trazer balanços de incorporadoras e também da siderúrgica Usiminas (USIM5). Confira o calendário abaixo:

Continua depois da publicidade

Nos Estados Unidos, os destaques da temporada de resultados são: Coca-Cola e Pfizer, divulgando balanços na terça-feira; Uber e Walt Disney, apresentam resultados na quarta; e o Twitter soltará os números na quinta, após o fechamento do mercado.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

Mitchel Diniz

Repórter de Mercados