Publicidade
A Binance anunciou na tarde desta terça-feira (13) o restabelecimento dos saques da stablecoin USD Coin (USDC). A corretora havia suspendido as retiradas da criptomoeda, que tem paridade com o dólar, pouco depois das 5h20 de hoje. “As retiradas de USDC estão de volta. Obrigado pela sua paciência”, afirmou a exchange via Twitter às 13h54.
Por cerca de oito horas e meia, usuários não puderam retirar a stablecoin (moeda que tem paridade com outro ativo) USDC porque a corretora estava realizando “swaps envolvendo a USDC”, afirmou a empresa via Twitter na manhã de hoje. A operação teve ligação com o crescimento repentino no volume de saques na plataforma.
“No USDC, vimos um aumento nas retiradas. No entanto, o canal para trocar de PAX/BUSD para USDC requer passar por dólares em um banco em Nova York. Os bancos não abrem por mais algumas horas. Esperamos que a situação seja restabelecida quando os bancos abrirem”, explicou o CEO da Binance, Changpeng Zhao.
Continua depois da publicidade
O BUSD é a stablecoin apoiada pela Binance, emitida pela Paxos, uma custodiante regulada nos EUA. Desde setembro, a Binance vem dando preferência para a BUSD para negociações, mas ainda permite fazer saques em USDC e USDT, desde que uma conversão seja realizada antes. Esse procedimento, esclareceu a exchange, requer a intermediação de bancos dada o aumento de volume de retiradas.
“São conversões de 1:1, sem margem ou alavancagem envolvida. Também tentaremos estabelecer canais de swaps mais fluidos no futuro. Enquanto isso, sinta-se à vontade para sacar qualquer outra moeda estável, BUSD, USDT, etc”, disse Zhao nas primeiras horas do dia, logo após o anúncio da suspensão.
Em nota, a Binance também ressaltou que “pessoas depositam e sacam recursos todos os dias por diversos motivos diferentes” e que os ativos de usuários são todos lastreados em proporção de um para um, e que a empresa não tem dívidas.
“Mantemos saldos nas hot wallets (carteiras quentes, conectadas a uma rede) para garantir que sempre tenhamos fundos mais do que suficientes para atender às solicitações de saque e, conforme necessário, recompomos os saldos destas carteiras”, afirmou a exchange.