Conteúdo editorial apoiado por

Ibovespa pode reverter tendência de baixa; Bitcoin mostra sinais de recuperação

No Estudo Técnico deste domingo, Rodrigo Cohen traz o que esperar dos principais índices e ações na semana

Equipe InfoMoney

AO VIVO, a partir das 19 horas: Conteúdo XP

Publicidade

O Ibovespa está em um ponto crucial que pode definir sua tendência para o restante do ano. Enquanto isso, as ações de Vale (VALE3) e o Bitcoin mostram sinais de recuperação. Por sua vez, Petrobras (PETR4) enfrenta desafios técnicos, conforme análise gráfica de suas ações.

As avaliações são de Rodrigo Cohen, embaixador da XP Investimentos. Ele trará todos os detalhes e análises de Ibovespa, Vale, Petrobras, Bitcoin, entre outros ativos, para próxima semana, neste domingo, a partir das 19h. no canal do Arena Trade.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

Em resumo, segundo ele, o Ibovespa testa topo do canal de baixa, podendo reverter tendência de baixa; Vale pode continuar subindo com dados positivos da China, Petrobras enfrenta dificuldades no canal de alta e Bitcoin recupera após atingir o fundo do canal.

Confira, a seguir, as análises completas:

Análise técnica: Ibovespa

Cohen comentou sobre o desempenho recente do Ibovespa, destacando uma recuperação significativa na última semana. “O Ibovespa está bem, performou bem essa última semana e foi testar as médias móveis de 200”, afirmou Cohen. Ele observou que o índice se encontra no topo de um longo canal de baixa, indicando uma recuperação positiva.

Continua depois da publicidade

Cohen delineou duas possíveis trajetórias para o Ibovespa no curto prazo. Segundo ele, agora, nesse topo, há duas alternativas: uma delas é testar o topo e seguir no canal de baixa; a outra possibilidade é que o índice rompa esse topo com força nesta semana, usando-o como suporte.

“Se isso acontecer, será bom, porque mostrará definitivamente uma reversão de tendência do Ibovespa”, acrescentou. Cohen sugeriu que, caso a reversão de tendência se confirme, o Ibovespa poderá apresentar um desempenho positivo nos próximos meses.

A análise de Cohen ressalta a importância de observar os movimentos do Ibovespa nesta próxima semana, que serão cruciais para determinar se a tendência de recuperação se consolidará ou se o índice retornará ao canal de baixa.

Continua depois da publicidade

Análise técnica Ibovespa. Fonte: Nelogica. Elaboração: Rodrigo Cohen

Petrobras

Sobre Petrobras, Cohen destacou o desempenho recente da companhia, alinhado com o preço do petróleo. “Petrobras, pelo contrário, foi bem técnica, acompanhou de certa forma o petróleo, mas bateu perfeitamente no canal de alta que temos”, explicou Cohen.

No entanto, ele observou que a ação não conseguiu ultrapassar o canal, gerando expectativas de que busque o fundo nas mínimas do ano. Cohen reconheceu que esta não é uma boa notícia para os investidores “comprados”, mas ressaltou um possível cenário positivo.

“Se PETR4 conseguir se segurar nas mínimas do ano e o mercado global subir nesta semana, favorecendo o petróleo e com dados positivos da China, podemos ter uma surpresa positiva”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Nesse caso, diz ele, Petrobras poderia fazer um fundo duplo e começar a subir, retornando ao canal de alta, com potencial para testar o fechamento de gaps nas máximas do ano.

Ele destacou, porém, a importância de ficar atento aos movimentos da Petrobras nesta semana. “Quem está comprado nas ações da Petrobras deve ficar de olho na mínima do ano, que pode ser perdida. Talvez buscar uma saída da ação ou fazer um preço médio mais para baixo, se o objetivo for buy and hold”, aconselhou Cohen.

Análise técnica Petrobras. Fonte: Nelogica. Elaboração: Rodrigo Cohen

Day Trade: É possível ganhar dinheiro com o uso de robôs?

Vale

Em relação à Vale, Cohen pontuou uma estrutura de reversão para alta que a empresa montou recentemente. “A Vale finalmente montou uma estrutura de reversão para alta e, na última semana, fechou subindo perto de 5%”, afirmou Cohen.

Ele explicou que a expectativa é positiva, especialmente se os dados econômicos favoráveis vierem da China nesta semana. “Se tivermos dados bons na China, com o minério de ferro ajudando, temos uma boa chance de a Vale bater na linha vermelha de resistência [veja gráfico abaixo] e testar por baixo essa linha”, detalhou.

Apesar de reconhecer alguma fraqueza nas ações da Vale, Cohen mantém uma visão otimista. “Apesar dela ter mostrado fraqueza, a gente consegue ver nesse candle semanal um pavio de um pouco de correção, mas, na minha opinião, temos grandes chances de a Vale performar bem esta semana”, concluiu.

Análise técnica Vale. Fonte: Nelogica. Elaboração: Rodrigo Cohen

Confuso sobre o que é suporte e o que é resistência? Confira nosso guia sobre análise técnica

Bitcoin

Por fim, sobre o Bitcoin, Cohen ressalta um movimento técnico importante visto no gráfico. “O Bitcoin bateu no fundo do canal de baixa, diferente do Ibovespa que bateu no topo do canal”, explicou Cohen, comparando o movimento do cripto com o principal índice da Bolsa, analisado mais acima deste post.

Ele observou que, desde que o Bitcoin tocou o fundo, já começou a mostrar sinais de recuperação. Cohen acredita, portanto, que o Bitcoin pode estar prestes a testar novamente o topo do canal.

“Agora pode reverter para cima. O Bitcoin bateu no fundo e já começou a recuperar, podendo voltar a testar o topo”, detalhou. Ele vê essa movimentação como um possível indicador de alta.

Isso pode ser uma bandeira de alta e, quem sabe, nas próximas semanas, venha testar as máximas do ano, ou até mesmo a máxima histórica,” afirmou Cohen.

Análise técnica Bitcoin. Fonte: TradingView. Elaboração: Rodrigo Cohen

Estudo técnico

No programa que começa às 19h, o analista fala ainda sobre minicontratos de dólar e índice, bem como os futuros de bitcoin.

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.