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SÃO PAULO – Quando os consumidores brasileiros pensam em adquirir um computador, quase a totalidade (98%) daqueles que realizam uma pesquisa prévia sobre o produto preferem fazê-la pela internet, sendo que uma das principais informações que eles buscam é o preço.
Enquanto nos sites de assuntos genéricos cerca de 28% das buscas são sobre os valores dos PCs, nos sites técnicos e de fabricantes essa porcentagem cai para 15% e entre as visitas aos blogs e fóruns sobe para 34%.
Os dados são da pesquisa realizada pela Intel, com o intuito de criar um entendimento do processo de compra de PCs do consumidor doméstico e identificar suas “fontes” de informação. Foram entrevistadas 400 pessoas on-line, das quais a maioria havia comprado um PC nos últimos 12 meses e uma amostra menor pretendia comprar um novo nos seis meses seguintes.
Varejo
Embora seja quase total o número de consumidores que consultam websites para ajudá-los a decidir qual produto adquirir, 93% das pessoas ainda não dispensam uma visita à loja física para obter informações antes de efetuar a compra.
Assim como na busca virtual, um dos principais objetivos da pesquisa no varejo são os custos dos computadores. Cerca de 24% dos consumidores que vão à lojas querem saber o preço do produto que vão adquirir.
Esse montante só fica abaixo do interesse por saber onde comprar ou ver produtos/marcas, o qual obteve 29% das respostas, e da busca por pormenores técnicos e um processador, com 24%.
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Vale lembrar que essa pesquisa averiguou o que os consumidores buscam nas fontes de pesquisa, sendo que eram permitidas respostas de múltipla escolha.
Demais procuras
Outros itens que interessam o consumidor, na hora da pesquisa on-line, são os recursos, além dos detalhes técnicos de um processador e o local onde comprar ou ver produtos/marcas.
Na tabela abaixo é possível verificar as sete buscas que obtiveram maior porcentagem de respostas dos consumidores, a respeito das fontes virtuais:
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O que os consumidores buscam na fonte on-line | |||
Sobre o PC | Assuntos genéricos | Sites técnicos | Personalizados |
Preço | 28% | 15% | 34% |
Onde comprar ou ver produtos/marcas |
30% | 2% | 3% |
Pormenores técnicos de um processador |
24% | 40% | 4% |
Recursos | 25% | 15% | 1% |
Exemplo de uso | 14% | 11% | 17% |
Melhores e mais recentes | 7% | 4% | 17% |
Benefícios | 15% | 11% | 1% |
Fonte: Intel
Influências na escolha
Para os consumidores da classe A, o preço do equipamento não é mais o fator decisivo para a escolha. O que interessa de fato é ir à loja para conhecer as especificações técnicas do produto, bem como para obter uma demonstração.
Já para a classe B, mostra a pesquisa, embora o interesse, ao ir à loja, também seja conhecer melhor a parte técnica do computador, a preocupação maior é com o preço. De acordo com a pesquisa, a grande maioria não muda o orçamento planejado para a compra do equipamento.
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A explicação para essa diferença é que muitos dos consumidores da classe B são egressos da classe C, o que faz com que eles mantenham certos critérios de consumo, dentre os quais, está principalmente a relação entre preços mais baixos e boa performance do equipamento.