Antes de comprar computador, 98% pesquisam preço pela internet

Cerca de 28% buscam preços em site com conteúdos genéricos, 15%, em sites de fabricantes, e 34%, em fóruns

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Quando os consumidores brasileiros pensam em adquirir um computador, quase a totalidade (98%) daqueles que realizam uma pesquisa prévia sobre o produto preferem fazê-la pela internet, sendo que uma das principais informações que eles buscam é o preço.

Enquanto nos sites de assuntos genéricos cerca de 28% das buscas são sobre os valores dos PCs, nos sites técnicos e de fabricantes essa porcentagem cai para 15% e entre as visitas aos blogs e fóruns sobe para 34%.

Os dados são da pesquisa realizada pela Intel, com o intuito de criar um entendimento do processo de compra de PCs do consumidor doméstico e identificar suas “fontes” de informação. Foram entrevistadas 400 pessoas on-line, das quais a maioria havia comprado um PC nos últimos 12 meses e uma amostra menor pretendia comprar um novo nos seis meses seguintes.

Varejo

Embora seja quase total o número de consumidores que consultam websites para ajudá-los a decidir qual produto adquirir, 93% das pessoas ainda não dispensam uma visita à loja física para obter informações antes de efetuar a compra.

Assim como na busca virtual, um dos principais objetivos da pesquisa no varejo são os custos dos computadores. Cerca de 24% dos consumidores que vão à lojas querem saber o preço do produto que vão adquirir.

Esse montante só fica abaixo do interesse por saber onde comprar ou ver produtos/marcas, o qual obteve 29% das respostas, e da busca por pormenores técnicos e um processador, com 24%.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que essa pesquisa averiguou o que os consumidores buscam nas fontes de pesquisa, sendo que eram permitidas respostas de múltipla escolha.

Demais procuras

Outros itens que interessam o consumidor, na hora da pesquisa on-line, são os recursos, além dos detalhes técnicos de um processador e o local onde comprar ou ver produtos/marcas.

Na tabela abaixo é possível verificar as sete buscas que obtiveram maior porcentagem de respostas dos consumidores, a respeito das fontes virtuais:

Continua depois da publicidade

O que os consumidores buscam na fonte on-line
Sobre o PC Assuntos genéricos Sites técnicos Personalizados
Preço 28% 15% 34%
Onde comprar ou ver
produtos/marcas
30% 2% 3%
Pormenores técnicos de um
processador
24% 40% 4%
Recursos 25% 15% 1%
Exemplo de uso 14% 11% 17%
Melhores e mais recentes 7% 4% 17%
Benefícios 15% 11% 1%

Fonte: Intel

Influências na escolha

Para os consumidores da classe A, o preço do equipamento não é mais o fator decisivo para a escolha. O que interessa de fato é ir à loja para conhecer as especificações técnicas do produto, bem como para obter uma demonstração.

Já para a classe B, mostra a pesquisa, embora o interesse, ao ir à loja, também seja conhecer melhor a parte técnica do computador, a preocupação maior é com o preço. De acordo com a pesquisa, a grande maioria não muda o orçamento planejado para a compra do equipamento.

Continua depois da publicidade

A explicação para essa diferença é que muitos dos consumidores da classe B são egressos da classe C, o que faz com que eles mantenham certos critérios de consumo, dentre os quais, está principalmente a relação entre preços mais baixos e boa performance do equipamento.