Publicidade
O mercado financeiro brasileiro, segundo o analista e sócio da XP, André Moraes, um dos apresentadores do episódio 229 do programa GainCast, dá sinais de uma possível reviravolta.
Com anos de experiência como trader, analista e educador, Moraes também observa os movimentos políticos e econômicos para traçar cenários e oportunidades de investimento.
Cenário político
A economia e a política andam lado a lado, e Moraes acredita que o Brasil pode antecipar mudanças que impactam diretamente o mercado financeiro. “O mundo hoje está muito mais à direita do que estava há dois anos. Você olha para a Itália, você vê a direita. Você olha para os Estados Unidos, voltou a direita. Esta gestão, que é uma gestão de esquerda, tem tido seus problemas, principalmente com controle da inflação”m diz.
Não perca a oportunidade!
Para ele, essa mudança de viés político pode refletir diretamente na Bolsa de Valores. “Na Argentina, por exemplo, a Bolsa começou a subir 18 meses antes das eleições. Estamos nos aproximando desse período no Brasil, e isso pode influenciar o comportamento do mercado“.
Leia também:
Trader usa payroll, índice de inflação dos EUA e taxa de juros americana para operar
Capital estrangeiro
Um dos fatores relevantes para o mercado brasileiro é a entrada de capital estrangeiro. Segundo Moraes, essa movimentação de capital pode indicar um novo ciclo de alta. “Quem vai fazer o mercado subir é o investidor estrangeiro. Neste ano, os investidores estrangeiros já colocaram quase R$ 12 bilhões aqui no Brasil. Ano passado, eles retiraram R$ 30 bilhões. Ao que parece, eles estão só começando a chegar”, avalia.
Um indicador econômico que Moraes acompanha de perto desde 2024 é a projeção da inflação divulgada toda segunda-feira pelo Banco Central através do Boletim Focus, que pode sinalizar mudanças no cenário econômico do país.
Segundo ele, a trajetória dessa projeção ao longo do tempo é fundamental para entender as expectativas do mercado. No início de 2024, a estimativa para a inflação ao final de 2025 era de 3,5%, mas subiu gradativamente até se aproximar de 6%.
Continua depois da publicidade
No entanto, recentemente, a alta perdeu força, sugerindo uma possível estabilização, o que pode influenciar as decisões dos investidores.
“Veja bem, o Relatório Focus de segunda-feira trouxe uma possibilidade de inflação 0,03% maior do que da semana passada. E da semana passada já veio igual à da semana anterior. Então, quando você pega uma média móvel de quatro dias, isso já ficou flat. Isso é um sinal de que o mercado pode fazer uma boa perna, que vai ser quando essa média de quatro reuniões Focus virar para baixo. Cara, esse é o sinal incrível”, analisa.
Moraes enfatiza que diversos fatores econômicos estão convergindo para um possível movimento de alta no mercado. “Inflação emborcando, ou seja, com a chance da taxa Selic emborcar também a partir do momento que ela chegar em 15% ou 15,5% , com eleições se aproximando. Eu acho que é um coquetel poderoso que pode fazer a bolsa subir”, afirma.
Continua depois da publicidade
Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice.