AMD e EY querem fazer empresas substituírem Amazon por Web 3.0; entenda

O novo projeto é liderado pela Protocol Labs, empresa por trás do protocolo de compartilhamento descentralizado de arquivos Filecoin

CoinDesk

Fonte: Getty Images

Publicidade

A Protocol Labs, empresa por trás do protocolo de compartilhamento descentralizado de arquivos Filecoin, anunciou uma aliança que visa ajudar mais empresas a fazer a transição da Web2 para a Web 3.0.

A iniciativa tem um trio de pesos pesados como parceiros fundadores: a gigante de hardware Advanced Micro Devices (AMD), a fabricante de dispositivos de armazenamento Seagate e a empresa de consultoria e contabilidade Ernst & Young (EY).

De forma geral, o Filecoin permite que os usuários comprem ou vendam armazenamento em uma rede que oferece espaço descentralizado para dados e arquivos. O serviço destina-se a atuar como uma alternativa aos provedores de armazenamento centralizado, como a Amazon Web Services.

Continua depois da publicidade

Chamada de “Decentralized Storage Alliance”e lançada em conjunto com a Filecoin Foundation, sem fins lucrativos, a iniciativa trabalhará para criar padrões de forma a ajudar soluções de armazenamento descentralizadas a atenderem às necessidades dos clientes corporativos, facilitando, inclusive, a integração de data centers em uma rede descentralizada.

Grupos de trabalho serão criados para resolver outros problemas específicos que podem retardar a transição para a Web 3.0 (ou Web3).

Leia mais:
Token de “Facebook da Web3” dispara após anunciar planos de stablecoin

Continua depois da publicidade

“À medida que os mercados globais de dados e armazenamento estão se acelerando, há um atraso na adoção de tecnologias de armazenamento descentralizado”, disse James Canterbury, sócio e diretor da EY Blockchain, em comunicado à imprensa.

Os sócios fundadores não são novos no espaço cripto. As unidades de processamento central e gráfico da AMD (CPUs e GPUs) são usadas há muito tempo por mineradores de criptomoedas.

No ano passado, a Seagate teve um aumento nas vendas devido à Chia, uma blockchain que utiliza o espaço de armazenamento de computador não utilizado dos mineradores para validar a rede.

Publicidade

A EY anunciou uma parceria com a blockchain Polygon (MATIC) em setembro de 2021 para implantar seus próprios produtos na rede Ethereum (ETH). O primeiro desses produtos – um gerenciador de cadeia de suprimentos – foi lançado no início deste ano.

“Vemos o armazenamento descentralizado como uma oportunidade de diversificar e adicionar resiliência à nossa infraestrutura de dados”, continuou Canterbury. “E vemos a aliança como uma peça crucial disso – permitindo a adoção de armazenamento descentralizado e coesão em todo o setor”.

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil