Amazon propõe pagar editoras antecipadamente para amenizar crise

Atualmente, a varejista americana demora entre 60 e 90 dias para pagar, mas afirmaram que podem antecipar o pagamento com taxas mais baixas do que as de mercado

Mariangela Castro

Publicidade

SÃO PAULO – As maiores redes de livrarias do país, Cultura e Saraiva, devem juntas cerca de R$ 280 milhões às editoras. Em meio a essa crise, a Amazon enviou uma carta às editoras de livros oferecendo pagamento antecipado, segundo o Valor.

A varejista demora entre 60 e 90 dias para pagar, no entanto, eles afirmaram que “podem antecipar o pagamento de seus recebíveis com a Amazon em taxas mais baixas do que as de mercado”. A informação foi confirmada pelo InfoMoney.

A crise da Cultura e da Saraiva abre portas para que a Amazon cresça no mercado brasileiro. Atualmente, ela detém apenas 10% do varejo de livros no Brasil, enquanto as gigantes concorrentes eram responsáveis por 40% da receita de várias editoras. O natural, agora, é que as transações migrem para a varejista americana.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em comunicado, a Amazon comenta a possibilidade de aquisição das obras devolvidas, oferecer um percentual das vendas online para as editoras e melhorar as condições para títulos do catálogo do Kindle, leitor digital da rede.

A varejista americana também afirmou, em entrevista ao Valor, que “continua empenhada em usar a criatividade para apoiar nossos parceiros da indústria do livro no Brasil, assim como para promover a leitura e ajudar leitores brasileiros a descobrir novos livros e novos autores.” Quer investir seu dinheiro e economizar mais? Abra uma conta na XP!