Alibaba impulsiona crescimento de IA em 34%, mas altos investimentos pressionam lucro

Divisão de nuvem supera expectativas com plataforma Qwen, enquanto gastos agressivos em subsídios e infraestrutura de IA reduzem lucro líquido no trimestre

Bloomberg

Funcionária é vista atrás de uma parede de vidro com o logotipo do Alibaba na sede da empresa em Hangzhou, na China 23/04/2024 (Foto: REUTERS/Chance Chan)
Funcionária é vista atrás de uma parede de vidro com o logotipo do Alibaba na sede da empresa em Hangzhou, na China 23/04/2024 (Foto: REUTERS/Chance Chan)

Publicidade

O Alibaba Group Holding registrou um crescimento de 34% em sua divisão de nuvem, superando as projeções, o que compensou a queda no lucro após a empresa investir pesadamente em subsídios para consumidores e centros de dados para aproveitar o boom da inteligência artificial (IA).

A divisão de nuvem, que abriga a plataforma principal Qwen, impulsionou a receita total em 5%, alcançando 247,8 bilhões de yuans (US$ 35 bilhões) no trimestre de setembro, superando ligeiramente as expectativas. A receita do comércio eletrônico na China cresceu 16%, indicando bom desempenho na disputa com JD.com e Meituan. As ações da empresa nos EUA subiram mais de 2% no pré-mercado.

Os resultados fortes devem incentivar investidores que apostam na Alibaba como líder no desenvolvimento de IA. A empresa acelerou o lançamento de modelos de IA, culminando no relançamento do aplicativo móvel Qwen — uma tentativa de replicar o sucesso do ChatGPT da OpenAI — que teve um início rápido neste mês.

Oportunidade com segurança!

O relatório da Alibaba surge em meio a dúvidas crescentes sobre a sustentabilidade dos investimentos em infraestrutura de IA, sem um caminho claro para a lucratividade. Na terça-feira, o CEO Eddie Wu descartou preocupações sobre uma bolha de investimentos em IA — alimentada em parte pela natureza circular do financiamento de centros de dados. Na verdade, a empresa planeja explorar investimentos “agressivos” para acompanhar a demanda crescente e a feroz competição em um ambiente em rápida mudança.

Leia mais:

Participe do Onde Investir 2026 e desbloqueie planilhas exclusivas, relatórios, planner financeiro e todos os painéis do evento; inscreva-se

Continua depois da publicidade

Aprenda com especialistas renomados, ganhe acesso a cursos, simuladores e relatórios exclusivos; inscreva-se no evento Onde Investir 2026

“Nos próximos três anos, não vemos grandes problemas em relação a uma suposta bolha de IA”, disse Wu.

Os comentários de Wu contrastam com os alertas do presidente Joe Tsai em março, quando ele destacou o excesso de investimentos de empresas como Amazon.com, Microsoft e Meta. As ações dessas empresas caíram no último mês diante de preocupações sobre se a construção de centros de dados está superando a demanda.

A Alibaba se junta a JD.com e PDD ao reportar resultados melhores do que o esperado, impulsionados por medidas de estímulo de Pequim e bilhões de dólares em subsídios na disputa por consumidores.

Mas isso afetou a lucratividade: o lucro líquido caiu para 20,99 bilhões de yuans no período — refletindo não só os descontos, mas também os custos crescentes de desenvolvimento de IA. As despesas com vendas e marketing mais que dobraram no trimestre.

O que diz a Bloomberg Intelligence

Continua depois da publicidade

A queda no lucro do comércio eletrônico da Alibaba na China provavelmente compensou o aumento das receitas internacionais e da nuvem. Junto com outras perdas, incluindo a contribuição da Cainiao, isso deve prejudicar o lucro operacional pelo segundo trimestre consecutivo.

As empresas chinesas de IA resistiram melhor à queda global das ações de IA, em parte porque seus planos de gastos ainda são relativamente modestos. No entanto, os 380 bilhões de yuans que a Alibaba planeja investir em três anos a diferenciam da concorrência doméstica. A Tencent comprometeu cerca de US$ 1,8 bilhão em despesas de capital no último trimestre.

Na superfície, as ambições da Alibaba parecem mais agressivas. O aplicativo móvel Qwen reformulado atraiu 10 milhões de usuários em quatro dias — um dos lançamentos mais rápidos de qualquer serviço de IA chinês — e a empresa pretende transformá-lo em um agente de IA completo capaz de realizar tarefas como compras no Taobao. O Qwen deve incorporar gradualmente recursos como mapas, compras, reservas de viagens e educação, com o objetivo de construir um ecossistema mais amplo.

Continua depois da publicidade

Os investidores até agora celebraram essa ambição. As ações da empresa, sediada em Hangzhou, quase dobraram de valor desde o início do ano — embora, a longo prazo, precise sustentar o rápido crescimento da receita da nuvem e enfrentar praticamente todo o setor de internet da China, desde startups como DeepSeek até gigantes como ByteDance Ltd.

Enquanto players dos EUA como OpenAI ou Google permanecem fora da China, o Qwen precisa competir com rivais locais.

O chatbot Doubao da ByteDance já tem mais de 172 milhões de usuários ativos mensais, segundo dados da QuestMobile. A Tencent está usando o WeChat para promover seu próprio Yuanbao, além de planejar transformar o WeChat em um serviço de IA agente. Aplicativos voltados para o consumidor ainda não mostraram um caminho claro para geração de receita na China, onde os usuários têm pouca disposição para pagar por assinaturas.

Continua depois da publicidade

Ainda assim, as maiores empresas de tecnologia do país são prejudicadas pelas restrições dos EUA aos chips Nvidia mais avançados. A oferta de alternativas domésticas é limitada, o que dificulta o desenvolvimento de IA, embora Alibaba e empresas locais como Huawei estejam buscando desenvolver aceleradores próprios.

Wu reiterou planos para construir uma suíte “full-stack” para desenvolvimento de IA, desde modelos avançados até a infraestrutura — como semicondutores — necessária para construí-los. A unidade de chips da empresa, T-Head, tem avançado na competição com a Huawei.

De forma mais ampla, executivos destacaram sinais de recuperação do consumo na China por meio do comércio rápido — entrega rápida de mercadorias e refeições — que, por sua vez, impulsiona o tráfego para outras plataformas. Eles reafirmaram a meta de expandir o valor bruto de mercadorias do comércio rápido para 1 trilhão de yuans em cerca de três anos.

Continua depois da publicidade

A capacidade da Alibaba de controlar custos em serviços ao consumidor enquanto investe em operações de nuvem será monitorada pelos investidores a longo prazo.

“Nossa infraestrutura de servidores da Alibaba Cloud está seriamente atrasada em relação à taxa de crescimento dos pedidos dos clientes. Nosso backlog de pedidos continua a crescer”, disse Wu.

© 2025 Bloomberg L.P.