Agepar nega recurso da Sanepar sobre uso de precatórios em desconto a usuários

A Sanepar defendia que 75% dos recursos fossem usados para reduzir as tarifas dos consumidores e 25% dos recursos permanecessem ‌com a própria Sanepar

Publicidade

SÃO PAULO, 19 ⁠Ago (Reuters) – O conselho diretor ⁠da Agência Reguladora de Serviços ‌Públicos Delegados do Paraná (Agepar) negou o recurso da Sanepar contra nota ‌técnica do órgão regulador envolvendo o uso de recursos de precatórios para reduzir as tarifas dos consumidores, informou nesta quarta-feira a companhia ⁠de ‌saneamento paranense.

Na Nota Técnica nº ⁠002/2026-GTI, a Agepar manteve análise anterior determinando que a totalidade do montante originário do recebimento do precatório, líquido de tributos e ​honorários, fosse integralmente destinada aos usuários da Sanepar para fins de ​modicidade tarifária.

A Sanepar defendia que 75% dos recursos fossem usados para reduzir as tarifas dos consumidores e 25% dos recursos permanecessem ‌com a própria Sanepar.

A ​companhia reiterou que seguirá adotando todas as medidas judiciais cabíveis para resguardar seus direitos ⁠e ​interesses.

Na mesma ​reunião, realizada na véspera, o conselho diretor da ⁠agência aprovou o ​pedido da empresa para a prorrogação, pelo prazo de trinta dias, da ​implementação do desconto tarifário.

‘A referida dilação fundamentou-se na necessidade de ​desenvolvimento e ⁠parametrização segura dos sistemas comerciais da Sanepar, de ⁠modo a assegurar a correta e precisa aplicação do desconto aos usuários’, afirmou a empresa em fato relevante.