Ações brasileiras nos EUA

ADRs: Brazil Titans abre com queda em Nova York, em dia de B3 fechada

O Dow Jones Brazil Titans 20 ADR é o principal índice brasileiro de ADRs, ações de empresas de fora dos EUA negociadas em Nova York

Por  Mariana Fonseca -

SÃO PAULO – O principal índice de ADRs (ações de empresas de fora dos Estados Unidos negociadas em Nova York) do Brasil, o Dow Jones Brazil Titans 20 ADR, abriu em queda nesta terça-feira (2). A B3, Bolsa de Valores brasileiras, está fechada por conta do Dia de Finados.

Na abertura de mercado, por volta das 10h30 no horário de Brasília, o Dow Jones Brazil Titans 20 ADR apresentava queda de 1,65%. Já o EWZ, principal ETF brasileiro negociado no mercado americano, que replica o índice MSCI Brazil, também registrava queda de 1,65%. Dentro do Dow Jones Brazil Titans 20 ADR, as altas estavam com TIM (+2,33%) e Eletrobras (+2,32%). Já as maiores baixas estavam com as aéreas Gol (-3,24%) e Azul (-3,03%), seguidas pela siderúrgica CSN (-2,80%) e pela mineradora Vale (-2,72%).

No fechamento desta terça-feira, a Gol diminuiu sua queda percentual para -2,73%. Já a Azul reduziu sua queda para -2,42%, após o anúncio de interesse em comprar a totalidade da Latam Airlines. Já a CSN fechou o dia com queda maior, de -2,93%. A Vale também aprofundou sua desvalorização, para -4,43%. A Gerdau, outra siderúrgica, fechou em queda de -2,57%.

Nenhuma das principais ações do Dow Jones Brazil Titans 20 ADR apresentava alta no fechamento desta terça-feira. O índice como um todo aprofundou sua caída desde a abertura, chegando a -2,16%; o EWZ fez o mesmo movimento, chegando a -1,81%. Outras quedas relevantes foram Cemig (-3,08%), Pão de Açúcar (-3,07%) e Ultrapar (-2,93%).

Índices americanos abrem mistos, mas convergem para alta

Do começo do ano até o fechamento da última segunda-feira (1º), o índice Dow Jones acumula alta de 17,3%; o índice S&P 500 sobe 22,8%; e o índice da bolsa de tecnologia Nasdaq apresenta valorização de 21%, segundo a rede de televisão americana CNBC.

Na abertura de mercado desta terça-feira, o Dow Jones apresentava recuo de -0,02%. Por outro lado, o S&P 500 tinha alta de 0,13%; o Nasdaq Composite, alta de 0,08%. No fechamento, todos os índices fecharam no azul: o Dow Jones apresentou alta de 0,39%; o S&P 500, alta de 0,37%; e o Nasdaq Composite, alta de 0,34%.

Os investidores esperam a reunião do Federal Reserve, sistema de bancos centrais dos Estados Unidos. A instituição começa uma reunião nesta terça-feira, que irá até a quarta-feira (3). O Fed deve decidir se anuncia ou não o tapering, ou redução da compra de títulos públicos no mercado. A decisão seria uma forma de reduzir os estímulos monetários feitos por conta da pandemia de Covid-19.

A pesquisa CNBC Fed Survey mostra que boa parte dos investimentos espera que o Fed anuncie o tapering a partir de novembro. É esperado que a instituição reduza suas compras em US$ 15 bilhões mensalmente até maio de 2022. 60% dos investidores estão insatisfeitos com o ritmo dosado: eles acreditam que a inflação é uma preocupação tão relevante que o Fed deveria parar seus estímulos monetários de uma vez só.

Os investidores também esperam que a taxa básica de juros americana seja aumentada em setembro de 2022. As previsões anteriores apontavam alta apenas em dezembro de 2022. 44% dos investidores acredita que o anúncio venha ainda antes, em julho de 2022, pouco depois do fim do tapering.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, a CNBC Fed Survey também apontou um declínio de expectativas quanto ao PIB americano. Os investidores esperam uma alta de 5% no PIB em 2021, ante 6,6% de alta previstos em uma pesquisa realizada em julho de 2021. Entre uma queda de 10% ou uma alta de 10% no mercado acionário nos próximos seis meses, 48% dos entrevistados apostaram na queda, enquanto 39% apostaram na alta. Para 72% dos respondentes, as ações estão sobrevalorizadas em relação aos seus lucros e seus potenciais de crescimento.

No cenário corporativo, as ações da Pfizer (PFE) fecharam em alta de 4,22% nesta terça-feira. A empresa reportou um balanço melhor do que o esperado, aumentando sua projeção de vendas anual em 7,5%, para US$ 36 bilhões, de acordo com a agência de notícias Reuters. A empresa espera nesta terça-feira a aprovação de sua vacina contra Covid-19 para crianças com cinco a 11 anos de idade pelo CDC, centro de prevenção e controle de doenças americano. Na última sexta-feira (29), a vacinação dessa faixa etária com o imunizante já havia sido aprovada pela FDA, espécie de Anvisa dos Estados Unidos.

Ásia e Europa

Mais avançadas em seu fuso horário, as bolsas asiáticas fecharam com resultados mistos nesta terça-feira. Em Hong Kong, o índice Hang Seng registrou queda de -0,22%. Na China continental, o Shanghai composto perdeu -1,10%. No Japão, o Nikkei 225 recuou -0,43%.

O destaque negativo em Hong Kong ficou com o mercado imobiliário. O Hang Seng Properties Index apresentou queda de -0,99% nesta terça-feira. O Evergrande Group viu suas ações caíram -2,9%, enquanto o papel da China Vanke teve queda de -4%. A Sunac China Holdings teve uma caída ainda maior nesta terça, de -9,6%.

Cerca de metade dos voos dos dois aeroportos de Beijing foram cancelados nesta terça-feira, segundo a CNBC. A capital chinesa aumentou restrições de viagem após novos casos de Covid-19 terem aparecido na cidade e em outras regiões do país nos últimos dias.

No cenário empresarial, as ações da Tencent fecharam a terça-feira com queda de -1,19%. A versão chinesa do jogo Fortnite, feita por uma parceria entre Epic Games e Tencent, será encerrada no dia 15 de novembro. A China tem endurecido sua regulação sobre o setor de tecnologia neste ano. Sites como LinkedIn e Yahoo também encerraram operações no país.

Por outro lado, na Coreia do Sul, o Kospi subiu 1,16%. As ações da gigante de tecnologia sul-coreana Samsung apresentaram alta de 2,29%.

Na Europa, o índice Stoxx 600, que reúne as ações de 600 empresas de todos os principais setores de 17 países europeus, fechou em alta de 0,14%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aprenda a transformar a Bolsa de Valores em fonte recorrente de ganhos. Assista a aula gratuita do Professor Su e descubra como.

Compartilhe
Mais sobre