Ao bater os 100 mil pontos, a bolsa ficou cara?

Há gestores e analistas otimistas, achando que o Ibovespa pode subir mais

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de vários pregões de expectativa, o Ibovespa finalmente superou a marca dos 100 mil pontos nesta segunda-feira (18). Para quem investe, ou pretende investir em ações, a pergunta que importa é: e agora? A bolsa ficou cara? Ou ainda vale a pena investir?

Na opinião da maioria dos analistas, a reforma da Previdência ainda é o grande gatilho que pode fazer a bolsa valorizar mais. É, inclusive, um fator decisivo para a entrada do investidor estrangeiro no país.

Mas alguns especialistas veem espaço para alta mesmo se a reforma levar um tempo para ser analisada – desde que, é claro, a expectativa seja de aprovação. “Os 100 mil pontos são uma marca psicológica. O Ibovespa pode subir mais que isso”, diz David Cohen, gestor da Paineiras Investimentos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para Cohen, o índice P/L do Ibovespa – que mede a relação entre o preço das ações e o lucro das empresas por ação do Índice – mostra que a bolsa ainda não está cara. O P/L está hoje ao redor de 12, no meio da faixa em que oscilou nos últimos anos, entre 10 e 14. “Ou seja, está longe de representar um valor caro”, afirma o gestor.

Cohen explica ainda que este múltiplo costuma depender essencialmente de 3 variáveis: taxa de juros (quanto mais baixa, maior o P/E); risco país (quanto mais baixo, maior o múltiplo); e crescimento esperado (quanto mais alto, maior o múltiplo).

Hoje, já temos juros baixos (e alguns analistas acham que pode cair mais) e risco também baixo. A economia ainda patina, mas, na avaliação de Cohen, com a aprovação da reforma da Previdência, todas essas variáveis deverão levar a um patamar maior de múltiplo do que foi visto nos últimos anos.

Continua depois da publicidade

“Além disso, acreditamos que o lucro das empresas surpreenderá positivamente com a perspectiva de crescimento. Tudo isso gera potencial para a bolsa atingir patamares significativamente maiores do que estamos vendo hoje”, completa.

Visão parecida tem a XP Investimentos. João Braga, gestor da XP Asset, diz que não trabalha com um número para o Ibovespa, mas com o cenário de assimetria, e que diante disso ainda segue otimista e bem alocado no mercado. Para ele “de forma alguma a bolsa está cara”.

Já a equipe de análise da XP Research, em relatório publicado no início do ano, apontava para uma valorização da bolsa em 2019. “Vemos a bolsa como a melhor classe de ativos no Brasil, com potencial de o Ibovespa atingir 125 mil pontos até o final do ano”, disseram os profissionais.

“A implementação de uma agenda liberal poderia levar a uma gradual reprecificação dos ativos no Brasil, por meio de revisão positiva dos lucros, menor percepção de risco e maior alocação para a bolsa brasileira”, apontaram, indo em linha com a visão de Cohen.

A marca dos 100 mil pontos era puramente psicológica, mas tem sua importância no atual cenário de retomada do País. A questão é que para se firmar acima deste patamar será preciso mais do que apenas uma expectativa boa, este cenário otimista (leia-se reforma da Previdência) terá de se concretizar.

Aproveite o bom momento do mercado: abra sua conta na Clear com taxa ZERO de corretagem!

 

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.