Por que a decisão de hoje do Banco Central pode ser uma ótima notícia para a Bolsa

Valor presente mais alto de ações, empresas investindo mais e aumento de consumo estão no radar de analistas com as sinalizações de que o ciclo de juros baixos pode continuar

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – A decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) desta quarta-feira (6) deve ser de pouca emoção, com a manutenção da taxa básica de juros em 6,50% ao ano, mas o comunicado pode trazer informações importantes – e positivas – para o investidor da bolsa brasileira. 

Boa parte do mercado trabalha com o cenário de manutenção dos juros ao longo deste ano, conforme indica o Boletim Focus mais recente, em que as estimativas foram reduzidas de Selic em 7% para 6,5% ao fim de 2019. No entanto, alguns grandes nomes do mercado já começam a enxergar possíveis cortes na Selic.

Na terça-feira (5), a Legacy Capital disse à Bloomberg que a Selic pode cair 1 ponto percentual se a reforma da Previdência for aprovada. “Acreditamos que esta caracterização possa acontecer nas reuniões do Copom de março ou de maio, a depender do ritmo de tramitação da PEC e do comportamento da inflação e da atividade econômica”, disse a gestora de fundos. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Além da Legacy, pelo menos outras 5 gestoras também projetam Selic abaixo dos 6,5% ao ano”, destacam os analistas da Rico Investimentos, em relatório enviado a clientes. Essa perspectiva abre uma excelente janela de oportunidade para os investimentos em ações.

Para perceber essa importância é preciso entender um efeito cascata das perspectivas de juros futuros. Para começar, o preço de uma ação reflete a expectativa dos fluxos de caixa futuros de uma empresa e estes fluxos são trazidos a valor presente por meio de uma “taxa de desconto”.

Por sua vez, essa taxa acompanha as expectativas da Selic e, se o juro esperado para o futuro cair, essa taxa de desconto será menor. Com uma taxa menor, o valor presente destes fluxos de caixa futuros será maior. Ou seja:o juro menor lá na frente faz o valor presente da ação aumentar.

Continua depois da publicidade

Para além dos efeitos nos números, o motivo pelo qual o juro cai também é importante. Vale lembrar que em outro momento do país os juros foram reduzidos “à força” e resultaram em inflação de mais de 10%. 

“Se tivermos o avanço das reformas estruturais do governo (não é só a Previdência, embora ela seja a mais importante), poderemos viver um momento único na nossa história de retomada do crescimento econômico, inflação controlada (o hiato do produto permite que nosso PIB cresça sem acelerar os preços) e trajetória do déficit deixando de ser ascendente (no melhor dos mundos, tornar-se até mesmo cadente)”, destacam os analistas da Rico.

Isso quer dizer que mesmo que a economia brasileira se recupere, o Banco Central pode não precisar subir os juros, deixando um cenário mais propício para as empresas tomarem créditos para novos investimentos e a população possa consumir mais.

Não espere pela reforma da Previdência. Invista melhor seu dinheiro hoje e garanta uma aposentadoria tranquila: abra uma conta de investimentos na XP gratuitamente.

“Tendo em vista o discurso e postura adotados pelo governo atual, vemos motivos de sobra para correr o risco de acreditar no Brasil (leia-se comprar ações), mesmo que seja uma parcela pequena do portfólio”, avalia a Rico.