Elon Musk fecha acordo e irá deixar presidência do conselho da Tesla

Entretanto, Musk poderá seguir como CEO da companhia de veículos elétricos 

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Após inúmeras polêmicas, foi confirmado no último sábado (29) que Elon Musk terá que deixar a direção da Tesla e pagará uma multa de US$ 200 milhões em vista das acusações de fraude pela SEC (Securities and Exchange Commision) protocoladas na última quinta-feira (27). Vale lembrar que as ações recuaram 13% no último pregão por conta deste processo.

O acordo firmado entre Musk e o órgão de regulação norte-americano prevê que ele fique afastado do cargo de presidente do conselho de administração da companhia por três anos, mas não impede que prossiga como CEO da fabricante. Em substituição ao cargo no conselho, a empresa irá nomear um novo presidente e dois conselheiros, ambos independentes, como também irá criar um novo comitê para “supervisionar as comunicações de Musk”, aponta o comunicado.

“As medidas foram especificamente criadas para resolver o problema de má conduta, ao fortalecer a governança corporativa e supervisão da Tesla, a fim de para proteger os investidores”, assim afirmou Stephanie Avakian, co-diretora da Divisão de Fiscalização da SEC. O acordo ainda precisa ser confirmado pelo Tribunal dos EUA.