Ibovespa cai com Bolsonaro e Haddad empatados no 2º turno e exterior negativo

Para os próximos dias já é esperada uma nova rodada de pesquisas eleitorais

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Depois das pesquisas eleitorais animarem os investidores com a liderança de Jair Bolsonaro (PSL), levando o Ibovespa a subir 5,15% na semana passada, o mercado segue atento ao cenário político. Sondagens apontando empate técnico entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT) no segundo turno acendem uma luz amarela para os investidores. No exterior, a semana começa com feriado na Ásia e queda das Bolsas em Wall Street de olho nas tensões comerciais entre China e EUA. 

Às 14h04 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 1,04%, a 78.615 pontos. O contrato de dólar futuro com vencimento em outubro tinha alta de 0,60%, cotado a R$ 4,078, e o dólar comercial subia 0,69%, para R$ 4,076. 

Resiliência do candidato Jair Bolsonaro (PSL) na liderança das disputas de voto para o primeiro turno e uma tendência de forte crescimento de Fernando Haddad (PT), é o que aponta pesquisa FSB/BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (17). Na intenção de votos estimulada, Jair Bolsonaro se manteve em 33%, enquanto Haddad teve a alta mais expressiva ao passar de 16% para 23% em apenas uma semana, isolando-se no segundo lugar. Entre Bolsonaro e Haddad, a situação passou a ser de empate técnico, no limite da margem de erro. 44% disseram votar no candidato do PSL e 40%. Veja a pesquisa completa aqui

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Divulgada no fim de semana, a pesquisa DataPoder360 mostra Bolsonaro com 26% das intenções de voto e o petista tem 22%. No segundo turno, o placar é de 43% para o petista e 40% para Bolsonaro, configurando também um empate estatístico, há que a margem de erro é de 2 pontos percentuais. Veja a pesquisa completa aqui

Para os próximos dias já é esperada uma nova rodada de pesquisas eleitorais, com destaque para dois feitos pelo Ibope, um na segunda-feira (24), contratado pelo Estadão e Globo, e outro na quarta-feira (26), encomendada pela CNI. Na sexta-feira (28) ainda também será apresentada o novo levantamento XP/Ipespe.

No exterior, as bolsas asiáticas encerraram em queda esvaziadas por feriados em vários países nesta segunda-feira, após a decisão da China de cancelar as negociações com os Estados Unidos provocar temores de uma guerra comercial prolongada. As bolsas europeias e os índices futuros dos EUA seguem a mesma direção.

Continua depois da publicidade

Os preços do petróleo saltaram mais de 2% para a maior alta em quatro anos, depois que a Opep (Países Exportadores de Petróleo, na sigla nome em inglês) se recusou a anunciar um aumento imediato na produção, apesar dos pedidos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aumentar a oferta global. Os metais recuam em Londres. 

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos