Ibovespa futuro recua após pesquisas indicarem empate técnico entre Bolsonaro e Haddad no 2º turno

Para os próximos dias já é esperada uma nova rodada de pesquisas eleitorais

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Depois das pesquisas eleitorais animarem os investidores com a liderança de Jair Bolsonaro (PSL), levando o Ibovespa a subir 5,15% na semana passado, o mercado segue atento ao cenário político. Sondagens apontando empate técnico entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT) no segundo turno podem acender uma luz amarela para os investidores. No exterior, a semana começa com feriado na Ásia e queda das Bolsas de olho nas tensões comerciais entre China e EUA. 

Às 9h07 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro caía 0,30%, a 79.100 pontos. O contrato de dólar futuro com vencimento em outubro tinha alta de 0,26%, cotado a R$ 4,064.

Para os próximos dias já é esperada uma nova rodada de pesquisas eleitorais, com destaque para dois feitos pelo Ibope, um na segunda-feira (24), contratado pelo Estadão e Globo, e outro na quarta-feira (26), encomendada pela CNI. Na sexta-feira (28) ainda também será apresentada o novo levantamento XP/Ipespe.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos

O Ibovespa Futuro é um bom termômetro de como será o pregão, mas nem sempre prevê adequadamente movimentos na Bolsa a partir do sino de abertura

Bolsas mundiais

As bolsas asiáticas encerraram em queda esvaziadas por feriados em vários países nesta segunda-feira, após a decisão da China de cancelar as negociações com os Estados Unidos provocar temores de uma guerra comercial prolongada.

Continua depois da publicidade

Corrida eleitoral

Resiliência do candidato Jair Bolsonaro (PSL) na liderança das disputas de voto para o primeiro turno e uma tendência de forte crescimento de Fernando Haddad (PT), segundo pesquisa FSB/BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (17). Na intenção de votos estimulada, Jair Bolsonaro se manteve em 33%, enquanto Haddad teve a alta mais expressiva ao passar de 16% para 23% em apenas uma semana, isolando-se no segundo lugar. Ciro Gomes, por sua vez, teve queda de quatro pontos, passando de 14% para 10% em uma semana e caiu para o terceiro lugar. Alckmin oscilou no limite da margem de erro e passou de 6% para 8%, voltando ao patamar de duas semanas atrás e empatado tecnicamente com Marina Silva, que seguiu com 5%.  Entre Bolsonaro e Haddad, a situação passou a ser de empate técnico, no limite da margem de erro. 44% disseram votar no candidato do PSL e 40%. Veja a pesquisa completa aqui

Divulgada no fim de semana, a pesquisa DataPoder360 mostra Bolsonaro com 26% das intenções de voto e o petista tem 22%. No segundo turno, o placar é de 43% para o petista e 40% para Bolsonaro, configurando também um empate estatístico, há que a margem de erro é de 2 pontos percentuais. Veja a pesquisa completa aqui

Na quarta-feira, às 18h, acontece mais um debate entre os principais candidatos à Presidência, realizado pelo SBT, UOL e o jornal Folha de S. Paulo. Após este encontro, ficarão faltando apenas mais dois antes do primeiro turno, um na TV Record (dia 30) e outro da Globo (dia 4).

Agenda econômica da semana 

Nesta semana, destaque para a ata do Copom (Comitê de Política Monetária), que após manter a Selic em 6,5% ao ano e sinalizar que pode subir juros se o cenário piorar, deve dar mais sinais de projeções para sua política monetária, com detalhamento das variáveis a serem acompanhadas, no cenário, cuja trajetória possa alterar a trajetória dos juros.

E para complementar estas informações, na quinta-feira (27), será divulgado o Relatório Trimestral de Inflação. Para os analistas da Rosenberg, o cenário apresentado hoje é muito diferente do último relatório, de junho, com uma elevação significativa do risco, tanto doméstico quanto internacional, que se refletiu em uma deterioração modesta das expectativas.

No mesmo dia também será divulgado o IGP-M de setembro, em que a Rosenberg projeta alta de 1,41%, uma forte aceleração na margem em relação ao mês anterior, quando variou 0,70%. Com isso, a variação no acumulado de 12 meses deve passar de 8,89% para 9,91%.

Na agenda internacional, destaque para reunião do Fomc, com a expectativa de que os diretores do Federal Reserve elevem a taxa de juros dos Estados Unidos em 25 pontos-base, para o intervalo entre 2% e 2,25%.

O encontro ganha mais importância pois contará também com uma entrevista coletiva do chairman Jerome Powell, além da divulgação de um relatório com projeções de taxa de juros, inflação e demais variáveis de relevância para decisão de política monetária. Com estes dados, o Fed pode dar indicações se ocorrerá ou não mais uma alta das taxas este ano. Para conferir a agenda completa de indicadores, clique aqui.

Noticiário político

Os advogados de Lula vão apresentar recurso ao TRF-4 nesta segunda (24) para que o ex-presidente possa gravar vídeos para a campanha de Fernando Haddad. A ideia é que o petista possa fazer os filmes na quinta (27), durante o horário de visitas à carceragem da Polícia Federal.

Após ruído, Jair Bolsonaro (PSL) recebeu seu guru econômico Paulo Guedes em quarto do hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde se recupera de facada sofrida há 15 dias. O parlamentar apresentou uma foto do encontro em sua conta no Twitter, com a legenda: “Jair Bolsonaro recebe visita de Paulo Guedes! Sempre juntos na busca da Ordem e Progresso!”. Bolsonaro tenta desfazer o recente desentendimento e mostrar que sua equipe está unida, sem divergências propositivas.

A campanha de Bolsonaro prepara a divulgação de uma carta semelhante à “Carta aos Brasileiros” lançada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. A carta foi escrita pelo general Augusto Heleno, que integra a campanha do candidato e o texto também foi defendido pelo general Hamilton Mourão, candidato à vice na chapa. O texto defende a pacificação do país com o resultado eleitoral e também faz um aceno ao mercado com ênfase na necessidade de se fazer um ajuste fiscal.

Noticiário corporativo

Dois dos maiores grupos supermercadistas da França entraram em uma disputa nesta segunda-feira, depois que o Casino anunciou ter rejeitado uma tentativa de fusão do maior rival Carrefour, que o Carrefour negou ter feito, segundo informações da Reuters. 

A Embraer prevê anúncio oficial de joint venture com Boeing até 5 de dezembro e o Itaú BBA trocou a  Telefonica por Bradesco em carteira recomendada. A Petrobras recebeu R$ 1,58 bilhão em programa de subvenção ao diesel. Bancos exercem direito de venda de 25% da RME, que detém 13,03% de participação no capital social da Light e a Biosev avalia mais venda de ativos, follow-on, segundo CFO. A Eletrobras avalia vender fatia na Eletronuclear, segundo o Valor Econômico.

Dois bancos rebaixaram a recomendação de BR Properties para Underperform (performance abaixo da média do mercado) após a Petrobras anunciar que pretende devolver os restantes 22 mil metros quadrados de escritórios ocupados em Ventura.

A Azul anunciou a contratação da Azorra para auxiliar no processo de revenda e subarrendamento da frota de Embraer. Com a parceria, a Azul espera adiantar a transição de sua frota atual de E1s para aeronaves da Embraer da geração nova.

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos