Radar: Celesc não renova concessões; Suzano troca diretor-presidente

Estudo diz que HRT possui reservas de 5,1 bi de barris de petróleo; Arlindo Moura será novo presidente da Vanguarda; Graça afirma que alta de gasolina não é urgente

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – Após o Ibovespa encerrar em alta de 0,35% o pregão da véspera, o mercado deve acompanhar mais um dia de baixa liquidez no mercado por conta do dia do “Black Friday”, ocasião em que as bolsas de valores norte-americanas fecham três horas mais cedo.

Sem dados na agenda norte-americana, os investidores mundiais repercutem dados sobre a maior economia da zona do euro: a Alemanha. Também no Velho Continente, o Conselho Europeu prossegue com as negociações sobre o orçamento do período entre 2013 e 2020. É provável que os debates se arrastem até o fim de semana. 

Celesc rejeita renovação de concessões no âmbito da MP 579
A diretoria e o conselho de administração da Celesc (CLSC4) não aceitaram a proposta de renovação das concessões feita pelo governo no âmbito da Medida Provisória 579, de acordo com matéria publicada no jornal Valor Econômico. A Celesc tem sete PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) cujas concessões estão vencendo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Graça Foster afirma que alta de gasolina não é urgente
Entre as notícias em pauta no setor corporativo, o presidente da Petrobras (PETR3PETR4), Maria das Graças Foster, afirmou que não há data definida e nem urgência para reajuste dos preços da gasolina.

De acordo com matéria do Valor Econômico, a presidente afirmou no Rio Grande do Sul que o caixa da estatal está bem e terminará 2012 numa situação “bastante saudável”, apesar de este ser o ano de maior volume de investimentos da história da companhia, de cerca de R$ 85 bilhões.

Suzano troca diretor-presidente e aprova programa de recompra de ações
Já a Suzano (SUZB5) informou que aprovou o programa de recompra de 12 milhões de ações classe A, o que representa 1,633% dos 475.933.908 papéis dessa linha em circulação no mercado. O prazo máximo para a recompra é de nos próximos 90 dias.

Continua depois da publicidade

Além disso, a empresa também anunciou que Walter Schalka assumirá o cargo de diretor-presidente da companhia, ocupando o lugar de Antônio Maciel Neto. Schalka tomará posse no início de 2013.

Governo de SP ainda não decidiu sobre renovação da Cesp
No setor de energia, o governo do Estado de São Paulo ainda não tem uma posição sobre a possível renovação antecipada das concessões da Cesp (CESP6) que vencem entre 2015 e 2017, afirmou o governador paulista, Geraldo Alckmin.

“Ainda não, vamos avaliar até o dia 4 (de dezembro)”, disse a repórteres, referindo-se ao prazo fixado pelo governo federal para que as companhias elétricas envolvidas na proposta decidam se vão aderir.

Celesc rejeita renovação de concessões no âmbito da MP 579
Já a diretoria e o conselho de administração da Celesc (CLSC4) não aceitaram a proposta de renovação das concessões feita pelo governo no âmbito da Medida Provisória 579, de acordo com matéria publicada no jornal Valor Econômico. A Celesc tem sete PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) cujas concessões estão vencendo.

Eletrobras não receberá ajuda do Tesouro Nacional
No mesmo setor, apesar das quedas recentes em suas ações, a Eletrobras (ELET3, ELET6) não receberá ajuda do Tesouro Nacional. É o que afirmou o secretário-executivo do MME (Ministério de Minas e Energia), Márcio Zimmermann, em entrevista ao Valor Econômico. A notícia comenta que apesar da hipótese ter sido levantada, o capital da empresa não será socorrido pelo Tesouro.

HRT possui reservas de 5,1 bilhões de barris de petróleo
Além disso, a HRT Petróleo (HRTP3) possui reservas de 5,1 bilhões de barris de óleo e condensado, além de 2,3 bilhões de BOE (barris de óleo equivalente) de gás associado e gás não associado, mostrou relatório da consultoria DeGolyer & MacNaughton divulgado nesta quinta-feira (22). Esse número mostra um avanço de 457 milhões de BOE nas reservas da companhia. 

Arlindo de Azevedo Moura será novo presidente da Vanguarda
Por fim, o Conselho de Administração da Vanguarda (VAGR3) elegeu Arlindo de Azevedo Moura como novo diretor-presidente da empresa de produtos agrícolas, com efeito a partir de 1o de janeiro de 2013. Moura substituirá Bento Moreira Franco, cuja saída foi anunciada na quarta-feira.

Tupy confirma estudo para oferta de ações
A Tupy (TUPY3; TUPY4), confirmou nesta sexta-feira (23) que estuda, “em caráter preliminar”, a realização de uma oferta pública de ações.

“A eventual realização da oferta e sua estrutura são assuntos ainda em discussão inicial e estarão sujeitos às aprovações internas no âmbito da companhia e às condições dos mercados de capitais nacional e internacional”, disse a empresa, em nota.

Acompanhe as cotações de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa: http://www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-imobiliarios/cotacoes