Entenda

Ações da Coinbase podem ser diluídas com stock options a funcionários, diz JPMorgan

Como muitas empresas de tech, exchange oferece aos funcionários quantidades generosas de ações como parte de sua remuneração

Por  CoinDesk -

Os acionistas da Coinbase (C2OI34) enfrentam risco de maior diluição de suas ações por conta das Ações Restritas – também chamadas de Restricted Stock Units (RSU) –  incluídas nos planos de remuneração de funcionários, disse na segunda-feira (25) o JPMorgan, em nota aos clientes.

Segundo o banco, a diluição pode ocorrer em um momento desfavorável para os acionistas, uma vez que as ações da exchange de criptomoedas sofreram em meio às quedas no mercado cripto e às baixas das bolsas globais. No ano, as ações da Coinbase caem cerca de 73%.

O risco também se aplicaria a investidores da plataforma Robinhood, que passou a oferecer negociação de criptomoedas no ano passado.

“Coinbase e Robinhood, como seus pares de empresas de tecnologia, emitem ações para os funcionários da empresa, permitindo que atraiam e incentivem os funcionários, mantendo a remuneração em dinheiro mais baixa”, disse o analista de pesquisa de ações do JPMorgan, Kenneth Worthington, em nota aos clientes.

Dada a queda acentuada nos preços das ações, o JPMorgan espera que Coinbase e Robinhood reduzam as ofertas de stock options a funcionários. Mesmo assim, a expectativa é de que “o aumento de ações restritas leve a diluição a um ritmo ainda substancial de 7% ao ano nos próximos anos”.

O banco estima que, se esse ritmo de 7% persistir por cinco anos consecutivos, poderá reduzir o valor de cada empresa para os acionistas existentes em 30%.

Leia mais:
Ex-funcionário da Coinbase é preso nos EUA acusado de insider trading com criptos

Como os mercados de criptomoedas e de ações permanecem sob pressão, muitas empresas públicas e privadas continuam buscando formas de controlar custos. Em junho, a Coinbase anunciou a demissão de 1.100 funcionários, enquanto a Robinhood anunciou, em abril, o corte de cerca de 9% de sua força de trabalho.

O JPMorgan tem recomendação neutra para as ações da Coinbase e posição underweight (abaixo da média do mercado, equivalente à venda) nos papéis da Robinhood.

Apesar das preocupações com uma diluição das ações, muitos investidores institucionais, talvez sentindo uma oportunidade de comprar ações baratas, aumentaram recentemente suas posições na Coinbase.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Compartilhe