Acionistas da falida plataforma cripto Celsius entram na Justiça para garantir recebimento de valores

Uma moção apresentada por advogados diz que a falência da Celsius está muito focada nos clientes de varejo, e não nos acionistas

CoinDesk

Publicidade

Os acionistas da falida plataforma de empréstimo cripto Celsius Network querem ter certeza de que terão prioridade para recuperar seus investimentos, e que serão os primeiros beneficiários da venda de ativos. Eles estão preocupados e dizem que o processo de falência, iniciado em julho, está excessivamente focado em clientes de varejo.

O escritório de advocacia Milbank LLP entrou com uma moção no tribunal de falências do Distrito Sul de Nova York para nomear um “Comitê de Ações Preferenciais” para representar os acionistas das séries A e B e colocá-los na frente da fila quando se trata da venda da empresa de custódia GK8, comprada pela Celsius em 2021, e das operações de mineração de criptomoedas da plataforma.

“Não só o UCC [sigla para o comitê que representa credores] está focado em maximizar o valor para os clientes, sem levar em conta os acionistas, mas os devedores também deixaram bem claro que o UCC é seu parceiro, e esses casos são todos sobre o cliente”, diz o comunicado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os advogados disseram que é necessário um fiduciário para assumir o lado dos acionistas na disputa antes que seja proposto um plano de reorganização que “viole o Código de Falências (dos EUA)”.

A ação por parte dos acionistas, que despejaram cerca de US$ 750 milhões em financiamento série B na empresa poucos meses antes de ela falir, cria outra facção de reclamantes.

Em uma medida que dividirá ainda mais o caso Celsius, a moção também solicita que o tribunal limite as reivindicações ao valor em dólares americanos a partir da data da petição de falência.

Continua depois da publicidade

Efetivamente, isso significa que, se os preços das criptomoedas aumentarem ao longo do processo, a vantagem vai para os acionistas e não para os clientes. Se o mercado cair, no entanto, os clientes serão atingidos.

“Essa é uma bomba que provavelmente alienará todo o corpo de credores e de votantes”, disse Thomas Braziel, fundador da empresa especialista em falências 507 Capital “Isso está potencialmente levando à terceira guerra mundial no caso Celsius.”

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Tópicos relacionados

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil