Projeto proíbe empresas com menos de um ano iniciarem sistema de franchising

Proposta pretende dar mais segurança aos franqueados

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados proíbe empresas franqueadoras com menos de 12 meses de existência e funcionamento iniciarem seu modelo de franchising.

Segundo seu autor, o deputado federal Carlos Bezerra, a proposta pretende dar mais segurança aos franqueados. “Nossa proposta indica um prazo de 12 meses como um prazo mínimo para que uma empresa se estabeleça e demonstre ao público e ao mercado em geral que tem excelência comercial e administrativa suficientes para estabelecer um sistema de franquia.”

Bezerra acrescenta que o franqueado busca esse modelo pelo benefício de não precisar passar por diversas etapas do desenvolvimento comercial pelo qual passam novas empresas. Por outro lado, o franqueador recebe para ceder sua experiência e a formatação de um negócio, normalmente, bem-sucedido.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A questão que nos preocupa e que nos levou a elaborar a presente proposta é a dúvida sobre quanto tempo uma empresa precisa ter e funcionar no mercado para que possa estar apta a vender seus sistemas, comercial e administrativo, para terceiros”, diz o deputado.