Hugo Calderano fica com a segunda colocação no Mundial de Tênis de Mesa

Na decisão do torneio, ele enfrentou o chinês Wang Chuqin, número dois do mundo

Rodrigo Petry Agências de notícias

Hugo Calderano. Imagem: divulgação COB
Hugo Calderano. Imagem: divulgação COB

Publicidade

O brasileiro Hugo Calderano fez história ao chegar à final do Mundial de Tênis de Mesa, mas acabou ficando com a segunda colocação. Neste domingo (25), em Doha, no Catar, Calderano perdeu por 4 sets a 1 para o chinês Wang Chuqin, número dois do mundo.

Chuquin conquistou seu primeiro ouro individual no Campeonato Mundial, vingando sua derrota para o brasileiro na Copa do Mundo do mês passado. Essa foi a sétima vez que o brasileiro enfrentou Wang, em torneios internacionais desde 2016, com cinco vitórias do chinês. 

“Depois de perder (na) Copa do Mundo, fiquei em dúvida, especialmente durante meu treinamento”, disse Chuqin. “Então, eu tinha uma mentalidade de desafiador.”

Organize sua vida financeira com a IA

O jogo

Hugo Calderano (número 3 do mundo) chegou onde jamais qualquer mesa-tenista de hemisfério sul chegou.

Contando com apoio da torcida em Doha, Wang começou agressivo, anotando o primeiro ponto do jogo.

Os dois rivais começaram apostando na velocidade, tendo que jogar mais afastados da mesa. “Equilíbrio” foi a palavra que definiu o primeiro set, que terminou em 12 a 10 pro chinês.

Continua depois da publicidade

A segunda etapa definitivamente não seguiu o roteiro da primeira. Wang se saiu bem melhor, jogando pressão pra cima de Hugo, que cometeu muitos erros de saque e ofereceu certa facilidade ao jogar mais ao centro da mesa. A parcial terminou em 11 a 2.

Calderano mudou de postura e começou bem o terceiro set, abrindo quatro pontos de vantagem. Mas o chinês foi um adversário perigoso, dificultando a administração do brasileiro. A parcial fechou em 12 a 4 para o carioca, recolocando-o no jogo por ora: 2 a 1 até o momento.

Contando com sorte e erros do brasileiro, Wang dominou o quarto set. O placar foi tão cruel como na segunda parcial: 11 a 2 para o chinês, que precisou apenas vencer o set seguinte para ganhar o título inédito.

Continua depois da publicidade

Hugo até começou bem, vibrando bastante a cada ponto, mas não foi o suficiente para trazer o inédito título para o Brasil: 11 a 7 na etapa decisiva.

Confira a campanha de Calderano no Mundial:

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

Rodrigo Petry

Coordenador de Projetos Editoriais. Atuou como editor de mercados e investimentos no InfoMoney, liderando o Ao Vivo da Bolsa e o IM Trader. Antes, foi editor-chefe do portal euqueroinvestir, repórter do Broadcast (Grupo Estado) e revista Capital Aberto. Também foi Gestor de Relações com a Mídia do ex-Grupo Máquina e assessor parlamentar.