AO VIVO Bolsa caindo, juros subindo: como e onde investir agora? Especialistas respondem

Bolsa caindo, juros subindo: como e onde investir agora? Especialistas respondem

Do Zero ao Topo: SAGA Magalu

Episódio 02: o início da era Luiza Helena

No segundo episódio do podcast Do Zero ao Topo SAGA Magalu entenda a revolução que Luiza Helena Trajano provocou quando assumiu a gestão da empresa

Autonomia, foco no cliente, agilidade nas decisões e uma comunicação e metas claras. Dez em cada dez livros sobre gestão da atualidade trazem esses pontos como pilares para construir um negócio de excelência no século XXI. Mas, para conferir como tudo isso pode ser implementado na prática, é só embarcar em uma máquina do tempo e visitar o escritório do Magazine Luiza em 1991. 

Caso sua máquina não esteja disponível no momento, há uma outra alternativa: o segundo episódio do podcast Do Zero ao Topo SAGA Magalu, que detalha as mudanças provocadas por Luiza Helena Trajano em 1991, quando ela assumiu o negócio criado por sua tia. É possível seguir e escutar o programa via ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox, Amazon Music e outros agregadores de áudio do país. 

Na época, Luiza Helena derrubou as paredes do escritório, acabou com o departamento de normas e manuais da empresa e o plano de carreira pré-estabelecido para os funcionários, também atrelou parte da remuneração de todos — do faxineiro ao diretor — às metas da empresa. Isso tudo antes desses tópicos entrarem no manual de liderança do século XXI. “Eu percebi que se não mudássemos, não iriíamos continuar crescendo”, relatou Luiza em uma entrevista.

Luiza Helena Trajano durante uma entrevista, em 1991 (Arquivo pessoal/Luiza Helena)

“Imagine uma empresa quadradinha, cada pessoa na sua sala, no seu espaço, acomodada naquela situação. Anos a fio. Aí vem uma pessoa, reúne todo mundo e diz: ‘ó, agora não tem mais sala, você não precisa mais de autorização para fazer as coisas. O que vai valer aqui é o que nós combinarmos, o que nós acertarmos’. Isso foi um choque pra muita gente, claro”, afirmou Douglas Matricardi, funcionário do Magazine desde a década de 1980 e atual diretor de operações de lojas.  

Luiza Helena em 1976, trabalhando no Magazine Luiza (Arquivo pessoal/Luiza Helena)

Apesar das tensões inicias, as mudanças naquele momento foram essenciais para inovações que projetariam a empresa do interior para todo o país, como a Liquidação Fantástica e as Lojas Virtuais. A cultura ágil também foi fundamental para o processo de transformação digital que a companhia viveu a partir de 2015. Ano após ano a empresa é eleita uma das melhores para se trabalhar no Brasil. Tudo isso começou com a era Luiza Helena, em 1991.

Para conhecer os detalhes, ouça o segundo episódio do Do Zero ao Topo SAGA Magalu.   

Sobre o Do Zero ao Topo SAGA 

Lançado pelo InfoMoney em maio de 2019, o Do Zero ao Topo se consolidou como um dos maiores podcasts de empreendedorismo e negócios do país. Em episódios semanais, o programa trouxe mais de cem empreendedores e empresários como José Galló (Lojas Renner), Guilherme Benchimol (XP Inc.), Alexandre e Anderson Birman (Arezzo), David Neeleman (Azul), David Feffer (Suzano), Traudi Guida (Le Lis Blanc), Abílio Diniz, entre outros. 

Do Zero ao Topo SAGA é uma série especial que vai trazer o que está por trás de grandes movimentos do mundo dos negócios em episódios narrados. Nesta primeira temporada, a equipe do podcast mergulhou em uma das maiores histórias de empreendedorismo e turnaround do país nos últimos anos: a do Magazine Luiza. 

Para contar a SAGA Magalu, o podcast percorreu cerca de 1.700 km, entrevistou mais de 50 pessoas, realizou 60 horas de gravação e envolveu 11 profissionais. O resultado são os 6 episódios publicados a partir de 18 de agosto, sempre às quartas-feiras às 18h.