Como ser contemplado mais rápido no consórcio

Nesse ano, 948 mil pessoas tiveram a oportunidade de comprar produtos e serviços

Rodolfo Mondoni

Publicidade

SÃO PAULO – O número de participantes de consórcios não para de crescer. De janeiro a agosto, a venda de novas cotas de imóveis subiu 46,5%, e as adesões em veículos leves aumentaram 20%, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Esses números são bons para o setor, mas e o consumidor? Também houve aumento do número de clientes contemplados, aqueles que tiveram a oportunidade de comprar produtos e serviços. O total de clientes contemplados nos oito primeiros meses do ano passado era de 888,9 mil, em 2015 esse número saltou para 948,1 mil, um crescimento de 6,7%.

A maioria das contemplações ocorreram nos consórcios de veículos por possuir maior número de participantes, 6,3 milhões, contra 792,5 mil em imóveis. Além disso, os prazos dos consórcios de veículos variam entre 12 e 72 meses, enquanto o de imóveis é preciso esperar entre 60 e 180 meses. Se você pretende ter o bem mais rápido, prefira o consórcio de veículos.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Você ainda pode aderir ao consórcio de serviços, cujo os prazos variam de 12 a 36 meses. Essa modalidade traz diversas opções como pagar a festa de casamento, uma viagem, um curso de especialização ou mesmo a reforma da sua casa. 

Como funciona

Há duas formas de ser contemplado em um consórcio: sorteio ou lance. No sorteio, todos os consorciados do seu grupo possuem a mesma chance de serem contemplados. Mas, para ser sorteado, o consorciado não pode estar devendo nenhuma mensalidade. O sorteio é feito em assembleias mensais, que pode ser em sorteios ao vivo ou pela Loteria Federal.

Continua depois da publicidade

Mas se você não quiser contar com a sorte, poderá dar um lance. Para ter mais chances de ser contemplado rapidamente, a dica é dar um lance correspondente a 20% e 50% do valor total do bem. Mesmo assim, não há garantia de vitória. Afinal, ganha o lance quem apresentar o maior valor. Por outro lado, há casos em que esse percentual pode ser menor, tudo depende do perfil do seu grupo.

O principal é fazer uma análise do perfil do grupo no qual você está inserido. Observe também quantos participantes ativos há no seu grupo, esse número varia de acordo com o bem. É possível encontrar grupos com 60 pessoas e até 600 ou mais. 

Uma forma de avaliar as possibilidades é observar nos primeiros meses o comportamento dos participantes. 

Alguém deu um lance? Qual foi o valor? Essa amostragem pode ajudar muito. 

Como não custa nada concorrer, faça uma análise prévia, veja qual valor se encaixa no seu orçamento e dê o lance. Mas não comprometa suas finanças para fazer um lance alto demais. Sua hora vai chegar.