Presidente dos EUA

AO VIVO – Donald Trump dá entrevista coletiva sobre coronavírus; acompanhe

Nas últimas horas, Portugal, Espanha e Bulgária também fizeram o anúncio

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O presidente Donald Trump planeja declarar estado de emergência nacional nesta sexta-feira (13) por causa da pandemia de coronavírus, como forma a abrir portas para mais ajuda federal a estados e municípios, de acordo com duas fontes ouvidas pela Bloomberg.

A declaração, sob a Lei Stafford, poderia liberar até US$ 40 bilhões em ajuda imediata, segundo o site de notícia Politico.

Aprenda a investir na bolsa

O presidente americano anunciou na manhã desta sexta-feira (13), pelo Twitter, que fará uma declaração às 15h de Washington, ou 16h no horário de Brasília, sobre o “tópico coronavírus”.

Trump está sob crescente pressão para agir como governadores e prefeitos em todo o país, intensificando ações para mitigar a disseminação do vírus, fechando escolas e cancelando eventos públicos.

Na noite de quarta-feira (11), Trump anunciou medidas para mitigar o impacto do coronavírus nos EUA, mas que levou a uma forte queda dos mercados no dia seguinte.

Ele comunicou uma série de medidas de emergência, incluindo a proibição dos voos oriundos da Europa pelos próximos 30 dias, contando desde a meia-noite desta sexta. As únicas exceções seriam para os voos do Reino Unido (que já registra 460 casos) e para americanos que já tiverem passado pelos testes apropriados.

PUBLICIDADE

Portugal, Espanha e Bulgária declararam recentemente estado de emergência por coronavírus. Na Espanha, há 4.209 casos diagnosticados de Covid-19 e o país é o segundo mais afetado na Europa. Polônia, República Tcheca, Estônia e Letônia já haviam decretado estado de emergência nos últimos dias.

Aproveite as oportunidades para fazer seu dinheiro render mais: abra uma conta na Clear com taxa ZERO para corretagem de ações!