Trump diz que está inclinado a escolher Warsh ou Hassett para a presidência do Fed

Em entrevista ao The Wall Street Journal, presidente disse que o próximo chefe do Fed deveria consultá-lo sobre as taxas de juros

Bloomberg

Kevin Hassett e Kevin Warsh (Aaron Schwartz/CNP/Bloomberg, Tierney L. Cross/Bloomberg)
Kevin Hassett e Kevin Warsh (Aaron Schwartz/CNP/Bloomberg, Tierney L. Cross/Bloomberg)

Publicidade

O presidente Donald Trump disse que Kevin Hassett e Kevin Warsh são suas principais escolhas para liderar o Federal Reserve dos EUA e que espera que o próximo presidente do banco central consulte-o sobre as taxas de juros.

Trump, em entrevista ao Wall Street Journal nesta sexta-feira (12), indicou que Warsh subiu na lista restrita de candidatos para desafiar Hassett, que muitos viam como o favorito para o cargo.

“Eu acho que os dois Kevins são ótimos,” disse ele. “Acho que há mais algumas pessoas que também são ótimas.”

Trump já havia sinalizado que já tinha decidido, dizendo na segunda-feira (8) que tinha “uma ideia bem clara” de quem nomear. O presidente também afirmou no mês passado que sabia quem escolheria para o cargo. Os comentários mais recentes sugerem que o processo de seleção ainda está em aberto.

Trump se reuniu com Warsh na quarta-feira (10). Não está claro se Trump planeja entrevistar outros candidatos para o cargo.

O presidente disse que Warsh lhe afirmou que os custos de empréstimos deveriam ser mais baixos. Trump afirmou que acha que o próximo presidente do Fed deveria consultá-lo sobre as taxas de juros, uma medida que quebraria a tradição da independência do banco central.

Continua depois da publicidade

“Normalmente, isso não é feito mais. Antes era feito rotineiramente. Deveria ser feito,” disse Trump ao Journal. “Isso não significa — eu não acho que ele deva fazer exatamente o que dizemos. Mas certamente eu sou uma voz inteligente e devo ser ouvido.”

Trump tem buscado afirmar controle sobre o banco central em seu segundo mandato, expressando regularmente frustração pelo fato de o Fed não ter reduzido os custos de empréstimos de forma mais agressiva sob a presidência de Jerome Powell.

Na entrevista ao Journal, Trump defendeu cortes agressivos nas taxas, dizendo que elas deveriam estar em “1% e talvez até menos que isso.”

Na quarta-feira, o Fed reduziu sua taxa básica para entre 3,5% e 3,75%, seu terceiro corte em reuniões consecutivas. Três membros do comitê discordaram da decisão, e o Comitê Federal de Mercado Aberto ainda não decidiu sobre futuras reduções.

© 2025 Bloomberg L.P.