Pfizer e BioNtech solicitam uso emergencial da vacina contra Covid-19 nos EUA nesta sexta-feira

A FDA não informou quanto tempo levaria para revisar os dados de eficácia e segurança da vacina, os dois principais critérios de uma vacina

Allan Gavioli

(Polina Tankilevitch/Pexel)

Publicidade

SÃO PAULO – A vacina da Pfizer e da BioNtech foi encaminhada para a aprovação de uso emergencial junto à FDA, agência reguladora de medicamentos nos EUA, nesta sexta-feira (20). Segundo informações da agência de notícias Dow Jones, Alex Azar, secretário de Saúde dos EUA, confirmou o fato em entrevista coletiva na Casa Branca.

Uma autorização de emergência é uma autorização temporária ou condicional concedida para responder a uma situação de emergência, como uma pandemia. Pode ser revogada ou modificada se surgirem novos dados sobre a eficácia ou segurança da substância.

A FDA não informou quanto tempo levaria para revisar os dados de eficácia e segurança, os dois principais critérios para que uma vacina seja aprovada para uso comercial.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Recentemente, a Pfizer divulgou que sua vacina teve 95% de eficácia após concluir a fase três de testes. A farmacêutica americana, em conjunto com a alemã BioNtech, foi a primeira a concluir com sucesso a fase três de testes, a mais ampla e extensa de todo o estudo clínico.

O secretário de saúde americano ainda acrescentou que o governo dos EUA “espera” que a Moderna, que também divulgou recentemente a eficácia de 94,5% na sua vacina, envie o seu pedido para a FDA “em breve”.

As empresas acreditam que a FDA concederá a autorização em meados de dezembro e que começam a enviar as doses quase de imediato. A Pfizer disse crer que terá 50 milhões de doses da vacina prontas neste ano, o suficiente para proteger 25 milhões de pessoas.

Continua depois da publicidade

Um comitê de aconselhamento da FDA cogita se reunir entre 8 e 10 de dezembro para debater a vacina, disse uma fonte a par da situação à agência de notícias Reuters, mas as datas ainda podem mudar.

O pedido de aprovação para uso emergencial das vacinas nos EUA acontece em mais um momento delicado no combate a pandemia em território americano. Os EUA, na última quinta-feira (19), bateram novamente o recorde de infecções diárias no país, com mais de 185 mil casos em apenas 24h – um recorde interno dos EUA e o recorde mundial de mais infecções em um só país no mesmo dia.

Liderando como o país mais afetado pela pandemia no planeta, os EUA ultrapassaram os 11 milhões de casos confirmados. Pouco mais de 250 mil pessoas morreram em decorrência da Covid-19 em território americano.

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.