Dois gigantes

Papa Francisco repete discurso de Warren Buffet em carta a bispos católicos

O pontífice defendeu que o liberalismo não resolve todos os problemas da sociedade e que os governos não podem se eximir de suas responsabilidades

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO — O Papa Francisco repetiu o discurso do megainvestidor Warren Buffett no domingo (4) ao culpar o capitalismo sem restrições pelo aumento da desigualdade em uma carta aos bispos da Igreja Católica intitulada “Fratelli Tutti”. “O mercado por si só não pode resolver todos os problemas, por mais que sejamos induzidos a acreditar nesse dogma da fé neoliberal”, escreveu o pontífice.

“O neoliberalismo simplesmente se reproduz recorrendo às teorias mágicas de ‘transbordamento’ ou ‘gotejamento’ — sem usar o nome — como a única solução para os problemas sociais”, disse o Papa, referindo-se à “economia do gotejamento”, ou à ideia de que à medida que os ricos acumulam riqueza, o dinheiro flui automaticamente para os bolsos dos pobres.

O Papa apontou as consequências da pandemia, incluindo o alto nível de desemprego em todo o mundo, como prova de que “nem tudo pode ser resolvido pelo liberalismo”. A mesma conclusão foi defendida pelo CEO da Berkshire Hathaway em entrevista ao Yahoo Finance no início deste ano.

Aprenda a investir na bolsa

“Não há dúvida de que o capitalismo, à medida que se torna mais avançado, aumentará a distância entre as pessoas que têm habilidades de mercado, sejam quais forem as demandas desse mercado, e outras, a menos que o governo faça algo no meio disso”, afirmou ao site.

O Oráculo de Omaha propôs duas maneiras de lidar com o problema: que os trabalhadores recebam uma restituição maior de imposto de renda enquanto os mais ricos são obrigados a pagar mais impostos. Entre os mais ricos do mundo, Buffett já declarou publicamente algumas vezes que planeja doar mais de 99% de sua riqueza para a filantropia.

Segundo o site MarketWatch, as leis atuais americanas permitem que ele pague menos imposto do que sua secretária.

Profissão Broker: como fazer carreira na elite da bolsa da valores, mesmo saindo do zero.