Janssen: Anvisa aprova prazo de validade maior para vacina contra Covid-19

A extensão da validade vem após o Ministério da Saúde informar que a chegada de 3 milhões de doses ao Brasil não se dará na terça-feira

Equipe InfoMoney

Frascos rotulados como de vacina contra Covid-19 em frente ao logo da Johnson & Johnson em foto de ilustração (REUTERS/Dado Ruvic)

Publicidade

SÃO PAULO – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta segunda-feira (14) uma extensão do prazo de validade da vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Janssen, braço da Johnson &Johnson. Sob condições de armazenamento de 2° a 8°C, o prazo de validade passou de três meses para quatro meses e meio.

A extensão da validade vem após o Ministério da Saúde informar que a chegada de 3 milhões de doses ao Brasil não se dará nesta terça-feira (15), como previsto inicialmente. “A pasta aguarda confirmação da data por parte do laboratório, mas a expectativa é de que as doses cheguem ainda esta semana ao país em três remessas”, informou o Ministério da Saúde em nota.

A pasta não informou o motivo da suspensão do envio das doses. A chegada do lote antecipado gerou polêmica pelo prazo de validade, datado para 27 de junho. Agora, a validade foi estendida para até 11 de agosto.

Continua depois da publicidade

A Anvisa informou em comunicado sobre a extensão da validade que “a aprovação foi baseada em uma criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos que demonstrou que a vacina tende a se manter estável pelo período [4,5 meses], bem como considerou decisão da Agência Norte-americana (Food and Drug Administration/US FDA), que também aprovou a referida alteração em 10 de junho de 2021.”

A agência também relembrou que a vacina da Janssen está autorizada para uso emergencial desde 31 de março deste ano. Esse é o único imunizante aprovado pela Anvisa em dose única, e quando armazenada entre temperaturas de -25°C e -15° C, possui prazo de validade de 24 meses, a partir da data de fabricação. 

As estratégias dos melhores investidores do país e das melhores empresas da Bolsa, premiadas num ranking exclusivo: conheça os Melhores da Bolsa 2021