Janssen: Anvisa aprova prazo de validade maior para vacina contra Covid-19

A extensão da validade vem após o Ministério da Saúde informar que a chegada de 3 milhões de doses ao Brasil não se dará na terça-feira

Equipe InfoMoney

Frascos rotulados como de vacina contra Covid-19 em frente ao logo da Johnson & Johnson em foto de ilustração (REUTERS/Dado Ruvic)

Publicidade

SÃO PAULO – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta segunda-feira (14) uma extensão do prazo de validade da vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Janssen, braço da Johnson &Johnson. Sob condições de armazenamento de 2° a 8°C, o prazo de validade passou de três meses para quatro meses e meio.

A extensão da validade vem após o Ministério da Saúde informar que a chegada de 3 milhões de doses ao Brasil não se dará nesta terça-feira (15), como previsto inicialmente. “A pasta aguarda confirmação da data por parte do laboratório, mas a expectativa é de que as doses cheguem ainda esta semana ao país em três remessas”, informou o Ministério da Saúde em nota.

A pasta não informou o motivo da suspensão do envio das doses. A chegada do lote antecipado gerou polêmica pelo prazo de validade, datado para 27 de junho. Agora, a validade foi estendida para até 11 de agosto.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Anvisa informou em comunicado sobre a extensão da validade que “a aprovação foi baseada em uma criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos que demonstrou que a vacina tende a se manter estável pelo período [4,5 meses], bem como considerou decisão da Agência Norte-americana (Food and Drug Administration/US FDA), que também aprovou a referida alteração em 10 de junho de 2021.”

A agência também relembrou que a vacina da Janssen está autorizada para uso emergencial desde 31 de março deste ano. Esse é o único imunizante aprovado pela Anvisa em dose única, e quando armazenada entre temperaturas de -25°C e -15° C, possui prazo de validade de 24 meses, a partir da data de fabricação. 

As estratégias dos melhores investidores do país e das melhores empresas da Bolsa, premiadas num ranking exclusivo: conheça os Melhores da Bolsa 2021