Governo de SP prorroga Fase Emergencial até 11 de abril; suspensão de apoio nas estradas é ampliada para Rodovia dos Tamoios

Governo também anunciou que vacinação de idosos de 68 anos de idade contra Covid-19 começará em 5 de abril

Érico Lotufo

(Rodrigo Paiva/Getty Images)

Publicidade

SÃO PAULO – O Governo de São Paulo, por meio do vice-governador Rodrigo Garcia, anunciou que a Fase Emergencial do Plano São Paulo contra a Covid-19 será prorrogada por mais duas semanas, até o dia 11 de abril. A princípio, a Fase Emergencial se encerraria em 30 de março, 15 dias após seu início.

Segundo Garcia, a medida acontece “em virtude dos números da pandemia e da insistência do crescimento dos números de casos”. Com isso, mantém-se toque de recolher entre 20h e 5h, fechamento de comércios não essenciais e proibição da realização de eventos esportivos e religiosos no estado.

A Fase Emergencial ocupará todo o feriado estendido na capital paulista e na região do ABC, que vai desta sexta-feira (26) até 4 de abril. “Reforço: quarentena não é férias”, afirmou Garcia. Segundo o vice-governador, a fiscalização no estado, que já fechou mais de 800 festas clandestinas desde 26 de fevereiro, continuará sem interrupções no feriado.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, a Operação Descida foi suspensa na Rodovia dos Tamoios, que liga o interior de São Paulo ao litoral norte do estado. Na última semana, a mesma operação já havia sido suspensa no sistema Anchieta-Imigrantes, que conecta a capital à Baixada Santista.

Segundo Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, a Fase Emergencial já resultou em uma desaceleração no crescimento de pacientes internados pela Covid-19 no estado. Apesar de os números continuarem subindo, a velocidade do aumento diminuiu.

“Ao longo desse período, vamos começar a observar uma redução progressiva no número de casos graves”, disse Menezes. “É consequência dessas medidas e do efeito protetor de toda a vacinação que está sendo feita no estado.”

Continua depois da publicidade

Vacinação para mais 350 mil pessoas

A vacinação de idosos de 68 anos de idade contra Covid-19 começará em 5 de abril. Essa etapa representa mais 350 mil pessoas sendo contempladas com vacinas. Nesta sexta-feira (26), o governo também começou a fase de vacinação para idosos entre 69 e 71 anos de idade, que representam mais de 910 mil pessoas.

O governo paulista iniciou sua campanha de imunização no dia 17 de janeiro, vacinando primeiro trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas. Depois foram idosos com 90 anos de idade ou mais; idosos com 85 a 89 anos; idosos com 80 a 84 anos; idosos com 77 a 79 anos; idosos com 75 e 76 anos; e com 72 a 74 anos.

Para apoiar o tratamento de pacientes, o governo de São Paulo também anunciou a criação de uma rede de transfusão de plasma. Com isso, o plasma de quem já teve Covid-19 e foi curado poderá ser usado para tratar quem está em estado grave.

Continua depois da publicidade

Taxa de ocupação de UTIs diminui

A taxa de ocupação em leitos de unidade de terapia intensiva (UTIs) caiu pela primeira vez desde o começo da Fase Emergencial. Em todo o estado, a taxa de ocupação caiu para 91,6% (ante 92,3% na quarta-feira), mesmo número da Grande São Paulo (ante 91,7% na quarta). Segundo Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde do estado, os números são reflexos da Fase Vermelha, iniciada em 6 de março e que depois cedeu espaço para a Fase Emergencial.

A taxa de ocupação também é influenciada pela ampliação de leitos de UTIs no estado. Foram 4.593 leitos de UTI Covid-19 criados entre 25 de fevereiro e 25 de março, aumento de 50%. Desde o início da pandemia, a rede de atendimento aumentou em 140%. 8.048 leitos foram criados, com foco na Covid-19.

Participe do Treinamento gratuito Scalper Pro e entenda como extrair lucro e controlar riscos na Bolsa em operações que duram minutos ou segundos! Inscreva-se aqui.