Governo de SP prorroga Fase Emergencial até 11 de abril; suspensão de apoio nas estradas é ampliada para Rodovia dos Tamoios

Governo também anunciou que vacinação de idosos de 68 anos de idade contra Covid-19 começará em 5 de abril

Érico Lotufo

(Rodrigo Paiva/Getty Images)

Publicidade

SÃO PAULO – O Governo de São Paulo, por meio do vice-governador Rodrigo Garcia, anunciou que a Fase Emergencial do Plano São Paulo contra a Covid-19 será prorrogada por mais duas semanas, até o dia 11 de abril. A princípio, a Fase Emergencial se encerraria em 30 de março, 15 dias após seu início.

Segundo Garcia, a medida acontece “em virtude dos números da pandemia e da insistência do crescimento dos números de casos”. Com isso, mantém-se toque de recolher entre 20h e 5h, fechamento de comércios não essenciais e proibição da realização de eventos esportivos e religiosos no estado.

A Fase Emergencial ocupará todo o feriado estendido na capital paulista e na região do ABC, que vai desta sexta-feira (26) até 4 de abril. “Reforço: quarentena não é férias”, afirmou Garcia. Segundo o vice-governador, a fiscalização no estado, que já fechou mais de 800 festas clandestinas desde 26 de fevereiro, continuará sem interrupções no feriado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, a Operação Descida foi suspensa na Rodovia dos Tamoios, que liga o interior de São Paulo ao litoral norte do estado. Na última semana, a mesma operação já havia sido suspensa no sistema Anchieta-Imigrantes, que conecta a capital à Baixada Santista.

Segundo Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, a Fase Emergencial já resultou em uma desaceleração no crescimento de pacientes internados pela Covid-19 no estado. Apesar de os números continuarem subindo, a velocidade do aumento diminuiu.

“Ao longo desse período, vamos começar a observar uma redução progressiva no número de casos graves”, disse Menezes. “É consequência dessas medidas e do efeito protetor de toda a vacinação que está sendo feita no estado.”

Continua depois da publicidade

Vacinação para mais 350 mil pessoas

A vacinação de idosos de 68 anos de idade contra Covid-19 começará em 5 de abril. Essa etapa representa mais 350 mil pessoas sendo contempladas com vacinas. Nesta sexta-feira (26), o governo também começou a fase de vacinação para idosos entre 69 e 71 anos de idade, que representam mais de 910 mil pessoas.

O governo paulista iniciou sua campanha de imunização no dia 17 de janeiro, vacinando primeiro trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas. Depois foram idosos com 90 anos de idade ou mais; idosos com 85 a 89 anos; idosos com 80 a 84 anos; idosos com 77 a 79 anos; idosos com 75 e 76 anos; e com 72 a 74 anos.

Para apoiar o tratamento de pacientes, o governo de São Paulo também anunciou a criação de uma rede de transfusão de plasma. Com isso, o plasma de quem já teve Covid-19 e foi curado poderá ser usado para tratar quem está em estado grave.

Taxa de ocupação de UTIs diminui

A taxa de ocupação em leitos de unidade de terapia intensiva (UTIs) caiu pela primeira vez desde o começo da Fase Emergencial. Em todo o estado, a taxa de ocupação caiu para 91,6% (ante 92,3% na quarta-feira), mesmo número da Grande São Paulo (ante 91,7% na quarta). Segundo Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde do estado, os números são reflexos da Fase Vermelha, iniciada em 6 de março e que depois cedeu espaço para a Fase Emergencial.

A taxa de ocupação também é influenciada pela ampliação de leitos de UTIs no estado. Foram 4.593 leitos de UTI Covid-19 criados entre 25 de fevereiro e 25 de março, aumento de 50%. Desde o início da pandemia, a rede de atendimento aumentou em 140%. 8.048 leitos foram criados, com foco na Covid-19.

Participe do Treinamento gratuito Scalper Pro e entenda como extrair lucro e controlar riscos na Bolsa em operações que duram minutos ou segundos! Inscreva-se aqui.