Governo de São Paulo prorroga quarentena no estado até o dia 19 de setembro

Na capital, buffets e casas noturnas poderão atuar como bares e restaurantes sem a necessidade de um novo alvará

Equipe InfoMoney

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou, nesta sexta-feira (4), a prorrogação da quarentena no estado até o dia 19 de setembro, o que significa que as cidades devem continuar seguindo até a data as diretrizes do Plano São Paulo, que define regras para a reabertura gradual da economia.

Doria disse que cinco regiões do estado passaram da fase laranja para a fase amarela do plano. Com o avanço, 95% da população do estado agora está na fase amarela, na qual estabelecimentos como comércio de rua, shopping center, salão de beleza, bares, restaurantes, escritórios e outras atividades comerciais podem funcionar com 40% da capacidade. Os estabelecimentos podem funcionar oito horas por dia e até as 22h.

Os avanços ocorreram nas regiões de Marília, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto, que passaram da fase laranja para amarela. A maioria das regiões do estado, com exceção de Ribeirão Preto e Franca, seguem agora na fase mais branda do plano de flexibilização.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A progressão dessas regiões é uma tendência de melhora nos indicadores que temos observado no estado, como um todo. Essa tendência de regressão da pandemia vem se mostrando consistente, mas quero voltar a repetir: isso não significa que temos que baixar a guarda, estamos em quarentena e precisamos ter cautela e cuidado”, alertou o governador.

O estado registrou queda de 13,5% no número de óbitos em decorrência da Covid-19 em relação à semana anterior. Essa é a quarta semana consecutiva de redução. O número de internações, na comparação semanal, caiu em 6,5%.

A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivamente voltados ao tratamento da Covid-19 no estado está em 54,1%. Na Grande São Paulo, a ocupação está em 54,6%.

Continua depois da publicidade

Mudanças na capital

Durante a coletiva de imprensa, realizada no Palácio dos Bandeirantes, o prefeito da cidade de São Paulo Bruno Covas (PSDB) anunciou o fechamento do Hospital de Campanha do Anhembi e disse que buffets e casas noturnas poderão atuar como bares e restaurantes, sem a necessidade de um novo alvará de funcionamento.

A orientação era que esses estabelecimentos solicitassem um novo alvará de funcionamento para poder reabrir. Segundo o prefeito, essa burocracia foi eliminada e os estabelecimentos deverão respeitar o protocolo sanitário estabelecido para funcionar como restaurantes e bares. A medida foi publicada em um decreto nesta sexta-feira (4), no Diário Oficial do Município.Eles não vão ter que apresentar um novo pedido de alvará para funcionar como restaurante ou bar e depois, lá na frente, um novo pedido de alvará para voltar a funcionar com festas, como buffets. A partir de hoje isso passa a valer aqui na cidade de São Paulo”, disse Covas.

Operação no feriado

O governo anunciou a Operação Independência, com a presença de 20 mil policiais nas ruas apoiando as ações de fiscalizações das regiões turísticas contra aglomerações durante o feriado de 7 de setembro.

Doria ainda anunciou que no feriado o estado irá realizar ações nas rodovias, incluindo mensagens educativas incentivando o uso de máscaras e o isolamento social.

Na última quarta-feira (2), o governador fez um apelo para que a população seja responsável com a sua vida e saúde, evitando aglomerações e utilizando máscaras durante o feriado prolongado.