EUA: setor privado cria 177 mil vagas de emprego em agosto, abaixo do esperado

Os salários anuais mostraram aumento de 5,9% na comparação anual, de acordo com os dados da ADP divulgados nesta quarta-feira

Roberto de Lira

(Shutterstock)

Publicidade

As empresas do setor privado dos Estados Unidos criaram menos empregos do que o esperado em agosto. Segundo dados da empresa de processamento de folha de pagamento ADP, foram criadas 177 mil vagas no mês, ante uma projeção de 195 mil feita por analistas. O dado também ficou bem baixo das 324 mil vagas criadas em julho.

Os salários anuais aumentaram 5,9% ano a ano, de acordo com os dados da ADP divulgados nesta quarta-feira (30).

“Os números deste mês são consistentes com o ritmo de criação de empregos antes da pandemia”, disse Nela Richardson, economista-chefe da ADP. “Depois de dois anos de ganhos excepcionais ligados à recuperação, estamos avançando no sentido de um crescimento mais sustentável dos salários e do emprego à medida que os efeitos econômicos da pandemia diminuem”, completou.

Continua depois da publicidade

A desaceleração no crescimento do emprego no mês foi puxada fortemente pelo setor de lazer e pela hospitalidade. A criação de empregos em hotéis, restaurantes e outros empregadores do setor caiu para 30 mil em agosto, após meses de fortes contratações.

O setor de produção de bens criou 23 mil vagas em agosto e o de serviços gerou 154 mil vagas, com destaque para transportes e comércio (45 mil) e educação e saúde (52 mil).