EUA criam 916 mil postos de trabalho em março, bem acima do esperado; desemprego cai a 6%

Expectativa do mercado era de que a economia americana mostrasse a criação de 647 mil vagas de trabalho no mês passado. segundo pesquisa da Refinitiv

Beatriz Cutait

Publicidade

SÃO PAULO – A economia dos Estados Unidos criou 916 mil postos de trabalho em março, segundo relatório de emprego (conhecido como Payroll) divulgado nesta sexta-feira (2). A taxa de desemprego, por sua vez, caiu de 6,2% para 6,00%.

A expectativa, segundo pesquisa da Refinitiv, era de que a economia americana mostrasse a criação de 647 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês passado. Já a taxa de desemprego atingiu a esperada pelo mercado.

A geração de vagas de janeiro ainda foi revisada para cima, de 166 mil para 233 mil, assim como o número de fevereiro aumentou de 379 mil para 468 mil vagas. Com a atualização, os dados do bimestre aumentaram em 156 mil vagas criadas.

Continua depois da publicidade

A taxa de desemprego está bem abaixo da registrada em abril de 2020, logo após o início da pandemia, mas segue 2,5 pontos percentuais acima de níveis pré-coronavírus, em fevereiro do ano passado.

Em relação ao número de empregos criados, os dados de março seguem 5,5% menores do que no patamar antes da pandemia.

Em nota, o Departamento de Trabalho americano afirmou que as melhorias no mercado de trabalho refletem a continuidade da retomada da atividade econômica, com um crescimento em março liderado por setores como os de lazer, educação e construção.

Leia também:
Pacote de US$ 3 tri de Biden será ajuda ou risco? Confira o que esperar do plano que será anunciado nesta quarta nos EUA

Em março, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), disse que a instituição não aumentará os juros até uma recuperação quase completa dos danos econômicos da pandemia, um processo provavelmente relevante apenas “no longo prazo”.

Powell reiterou o plano do Fed de reduzir os US$ 120 bilhões em compras mensais de títulos depois que os Estados Unidos fizerem “avanços substanciais” em direção às metas de emprego máximo e inflação ancorada com segurança na meta de 2% do Fed.

Quer descobrir como é possível multiplicar seu capital no mercado de Opções? O analista Fernando Góes te mostra como na Semana 3×1, evento online e 100% gratuito. Clique aqui para assistir.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Beatriz Cutait

Editora de investimentos do InfoMoney e planejadora financeira com certificação CFP, responsável pela cobertura do universo de investimentos financeiros, com foco em pessoa física.