Covas decreta fechamento de comércio em São Paulo até 5 de abril, mantendo essenciais

Padarias, farmácias, supermercados, restaurantes, feiras livres e postos de gasolina terão autorização para funcionar

Equipe InfoMoney

Movimentação de passageiros no Metrô de São Paulo (crédito: AGATHA GAMEIRO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO)

Publicidade

SÃO PAULO – Para conter a disseminação do novo coronavírus, o prefeito Bruno Covas decretou o fechamento do comércio não essencial na cidade de São Paulo a partir desta sexta-feira (20) até o dia 5 de abril. Casas noturnas e estabelecimentos de festas e eventos também deverão fechar as portas.

Padarias, farmácias, supermercados, restaurantes, feiras livres e postos de gasolina terão autorização para funcionar durante a vigência do decreto.

No caso dos restaurantes, o prefeito determinou medidas como a intensificação da limpeza e o distanciamento de, no mínimo, um metro entre os clientes. Os estabelecimentos também deverão disponibilizar álcool gel e informações sobre a Covid-19 aos clientes.

Continua depois da publicidade

O decreto não impede o funcionamento interno dos estabelecimentos – apenas proíbe a abertura das portas a clientes -, então as lojas poderão seguir com atendimento em domicílio, com vendas online ou por telefone.

A determinação complementa o decreto de estado de emergência publicado pelo prefeito na terça-feira (17) e não muda o que foi anunciado pelo governador do estado, João Doria, mais cedo nesta quarta: shoppings centers e academias de ginástica na região metropolitana ficarão fechados por ainda mais tempo, até 30 de abril.

Nesta quarta-feira, foram confirmadas duas novas mortes na cidade pela doença, totalizando três na mesma rede hospitalar. Segundo Covas, os casos de coronavírus na cidade crescem entre 40% e 50% por dia. Na terça-feira, última informação disponibilizada, eram 164 casos confirmados no estado. As secretarias estaduais contabilizam 399 casos no país como um todo.

Continua depois da publicidade

Estado de emergência

Publicado no Diário Oficial da terça-feira, o estado de emergência na cidade, na prática, permite que a administração pública modifique algumas normas temporariamente.

É o caso de serviços públicos, em que haverá revezamento de servidores municipais para evitar aglomerações: parte deles trabalhará no período da manhã e parte à tarde. Funcionários com mais de 60 anos trabalharão de casa e estagiários serão dispensados. As medidas não valem para profissionais de saúde e segurança.

Por conta dessas mudanças, a população só poderá contar com serviços públicos se tiver hora marcada, já que o atendimento estará comprometido.

Publicidade

Também serão fechados museus, teatros, e centros culturais públicos municipais e suspensos os programas municipais que possam ensejar a aglomeração de pessoas, incluindo a Paulista Aberta aos domingos e feriados. Grandes eventos públicos serão remarcados e eventos privados que precisam de alvará são imediatamente cancelados.

Não há previsão, por ora, de fechamento obrigatório de bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, mas serão emitidas orientações de medidas de prevenção a esses estabelecimentos.

A população em geral será encorajada a evitar aglomerações e receberá instruções da Secretaria Municipal de Saúde, mas não há menção no decreto a reclusão obrigatória.